Humor e Raiva - Barão de Itararé

Raiva – Um nobre sentimento

Sentimentos

São vários os sentimentos que temos diante de situações inusitadas. Costumo dizer que não gosto de surpresas. Portanto, é um sinal de que posso ficar com raiva ao ser surpreendido com algo para o qual não estou preparado. A raiva é um sentimento que as pessoas não suportam nos outros. Certamente, as pessoas não aceitam porque revela que fizeram algo que outrem não gostou.

A raiva é causada por algo de que não gostamos, é um efeito indesejado pela maioria das pessoas. Mas se é assim, por que as pessoas provocam raiva nos outros? Talvez seja de propósito ou talvez seja pela imbecilidade e estupidez que se tornaram naturais para a maioria dos incompetentes.

Por exemplo, se tem uma coisa simples que me deixa com muita raiva é alguma pessoa dizer para eu ficar calmo. Especialmente se eu não demonstrei nenhum nervosismo, concluo que é puro preconceito. Pedir calma é uma espécie de salvo conduto para quando alguém sabe que vai desagradar outra pessoa com atos, omissões e palavras. Passei por isso durante muito tempo em que estava necessitando de ajuda e bastava alguém fazer uma ação necessária. Mas tinha que pedir calma antes de fazer a ação ou fazê-la quando queria, hipocrisia pouca é bobagem.

Raiva

A princípio, e no meio e fim também, não gosto de usar a palavra ódio. Uma palavra que foi muito vilipendiada, e que traz uma carga bélica enorme. Explodir de raiva, não é o problema, duro mesmo é ver um monte de gente falando a palavra ódio, e se dizendo cristão.

Em outras palavras, tenho muita raiva destes hipócritas que ficam balançando uma Bíblia, pagando programas de TV e pegando dinheiro de quem não tem onde cair morto. Não tenho ódio, tenho raiva e, não obstante, fico com mais raiva ainda quando dizem que eu sou muito nervoso ou recomendam que eu fique calmo.

Em suma, não fico calmo com quem é canalha e hipócrita que aponta dedinho sujo na direção dos outros.

Nestes casos, especialmente para papa-hóstias e neopentecostais, tenho um versículo lapidar.

Mateus 7:5 - Bíblia

Mateus 7:5 – Bíblia

 

Raiva x Ódio

São muitos os sinônimos que podem atenuar o significado da raiva. Não gosto da maioria deles pois parecem, e realmente são, pura hipocrisia. Adicionalmente, dizem (estes coaches e mestres da autoajuda) que a raiva é ruim. Eu digo que guardar a raiva é muito pior, dissimular as reações pode ser uma boa coisa para quem agride as pessoas e espera a outra face. Guardar sentimentos como este, só servem para piorar o comportamento do ser humano.

Por outro lado, sou daqueles que não confundem raiva com ódio e vejo que a palavra e o sentimento pouco nobre como o ódio< tem se sobreposto à raiva incubada.

Enfim, parece que entendo muito bem porque estas redes sociais estão virando lixo da nossa sociedade, não é possível manifestar raiva ou discordância que, ato contínuo, aparecem portadores de carapuças para apontar seus dedinhos sujos. Para quem não entendeu a imagem que ilustra este texto, explico mais adiante, quando abordarei o meu humor refinado e como isto se contrapõe à raiva.

Faça um bem para sua saúde, não guarde raiva e não seja hipócrita, é bem melhor, eu garanto, e não tem nada a ver com ódio tão disseminado em redes sociais.

 

AVISO LEGAL – DISCLAIMER – RENÚNCIA

Os textos com publicação anterior à data da inauguração deste blog pessoal, são autobiográficos ou do tipo ” conteúdo de base estrutural “. Alguns são remanejados de datas posteriores para abrir espaço para outros temas.

Todos os textos são, da mesma forma, uma reflexão sobre tudo e sobre todos, especialmente sobre as avaliações que os outros fazem da gente, em redes sociais, sem saberem do que estão falando. Sob nenhuma hipótese ou condição, nenhum texto tem ligação com atividades profissionais, empresas e organizações para as quais eu tenha trabalhado ou atuei sob contrato. Qualquer tentativa de relacionamento das minhas opiniões com trabalhos profissionais é mera ilação.

Não deixem que crianças leiam, a menos que sejam crianças inteligentes e que os pais as deixem pensar.

São expressamente proibidos para menores de 16 anos, em especial aqueles que não sabem ler, escrever e interpretar.

 

Imagem: Reprodução “Pensador.Com

Nota do Autor

Reitero, dentre outras, o pedido feito em muitos textos deste blog e presente na página de “Advertências“.

  • Observações, sugestões, indicações de erro e outros, uma vez que tenham o propósito de melhorar o conteúdo, são bem vindas.
  • Coloquem aqui, nos comentários ou na página do Facebook, associada a este Blog, certamente serão todos lidos e avaliados.
  • Alguns textos são revisados, outros apresentam erros (inclusive ortográficos) e que vão sendo corrigidos à medida que tornam-se erros graves (inclusive históricos).
  • Algumas passagens e citações podem parecer estranhas mas fazem parte ou referem-se a textos ainda inéditos.

Agradeço a compreensão de todos e compreendo os que acham que escrevo coisas difíceis de entender, é parte do “jogo”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.