Urna Biométrica

13 milhões de analfabetos

Só ?

Estima-se, por pesquisas realizadas pelo IBGE e evolução da população com acesso à educação formal básica, que algo em torno de 13 milhões de brasileiros são analfabetos. Alguns morando a poucos quilômetros de uma cidade que possui um dos três maiores PIBs do país.

É certo que jovens e adultos são a maioria neste contingente de 13 milhões. Um número que chega a quase 10% dos habitantes. Mas um alento é que, nos últimos anos, mais pessoas estão nas escolas e o número tende a cair vertiginosamente. Nenhuma criança deseja ser analfabeta e algumas “empurram” os pais para o letramento, nem que seja digital.

Mas e os analfabetos funcionais?

Ah! estes aí não tem jeito. Chegam a fazerem mais danos para nossa sociedade do que os analfabetos de fato. Conheço analfabeto que sabe votar com mais consciência do que pseudo letrado, que frequentou banco de escola de faculdade e fica batendo no peito como se fosse instruído culturalmente e politicamente. Em tempos de eleições municipais, ainda aparece dúzias de candidatos gritando “mais educação”. Bando de aproveitadores que se utilizam de analfabetos políticos.

Como funciona?

Em Belo Horizonte, por exemplo, desde o milênio passado, não se houve notícias de filas de pais procurando vaga para seus filhos em escola pública (tá, a qualidade do ensino e o reconhecimento aos professores é OUTRA HISTÓRIA). Mas isto não sai na mídia pois tiraria o sustentáculo de campanhas eleitorais vazias e enganosas. É como saneamento básico de água encanada e corrégo sem esgoto… não dá voto pois fica enterrado e a mídia não notícia diminuição de doenças infecto-contagiosas e elevação da qualidade de vida.

CUIDADO com vigaristas profissionais que utilizam analfabetos funcionais para se elegerem fazendo você votar neles !!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.