Horario de Verão- By Duke

Horário de Verão e o Tempo

Acabou neste domingo o Horário de Verão.

História

Horário de Verão, segundo o WIkipedia, é uma prática de adiantar os relógios em uma hora durante os meses do verão, com o objetivo de fazer com que a luz do dia seja aproveitada por um período maior daquilo que é denominado noite. Normalmente, as regiões que adotam a medida avançam uma hora ao final da primavera e atrasam uma hora ao final do verão. Medida que pode ter datas diferentes em cada país ou fuso horário. 

A ideia moderna do horário de verão foi proposta pelo neozelandês George Hudson em 1895. A Alemanha e a Áustria-Hungria organizaram a primeira implementação, começando em 30 de abril de 1916. Vários países usaram-no diversas vezes desde então, principalmente após a crise da energia de 1970 provocada pelo petróleo.

Polêmica

No Brasil, a polêmica é maior e algumas regiões não mudam seus horários.

Admito, meu organismo não se adapta ao Horário de Verão. Meu relógio biológico não demora a “pegar o ritmo”. Não se adapta é de jeito nenhum… Piora quando o horário de verão vai terminando.

Mas aí que começam os problemas. E vejo nas reclamações em geral, de quem gosta e de quem não gosta, mais questões pessoais e individualistas do que entendimento sobre a medida. Causa transtornos? SIM. Mas o objetivo não é pessoal, é coletivo. Chega a ser global.

Fico imaginando se este povo que vai para as redes sociais reclamar do horário de verão, vivesse com estas tecnologias na Idade Média quando o Papa Gregório XIII determinou a criação de um novo calendário e excluiu com um decreto, 10 dias do calendário. Fico imaginando as pessoas das redes sociais perguntando como seria pular dez dias no calendário. Se atrasar ou  adiantar uma hora provoca reações pueris e tolas, Imaginem DEZ dias.

O Tempo

O tempo é uma questão interessante. O uso dele é engraçado. Acredito que meu primeiro texto na Internet, mais de 20 anos atrás, falava, com a visão de Administrador de Empresas, sobre a desculpa das pessoas usando o tempo como “bengala”: “não tenho tempo…” era o mote.

Ainda não assimilamos a dimensão de TEMPO como proposto por Einstein, a convenção de medir o tempo em horas, dias, anos é curiosa e deveria ser uniforme. mas não é respeitada por muitas culturas. E o povo de redes sociais reclamando de uma hora adiantada e uma hora atrasada.

Alguns meses atrás, os computadores tiveram que ser adiantados ou atrasados, sei lá… em UM SEGUNDO… ninguém nem percebeu… E olha que o estrago poderia ter sido enorme. O ano de 2015 teve um segundo a mais, por decreto. O estrago feito na dimensão espaço-tempo desta medida é inimaginável.

O TEMPO ainda não é um tema dominado pela humanidade.

Meu ano civil começa depois do final do Horário de Verão. Depois do ano novo chinês. FELIZ ANO NOVO !!!

Curiosidade

Em 1545, o Concílio de Trento determinou a realização de alterações no calendário da Igreja. Após décadas de estudos e cálculos astronômicos, o papa Gregório XIII instituiria o novo calendário em 1582, mediante a bula “Inter gravissimas”, a fim de adequar a data da Páscoa ao equinócio da primavera no Hemisfério Norte. É em homenagem ao papa Gregório XIII que o novo calendário foi chamado de gregoriano.

Fonte: Wikipedia

 

Charge: Duke

4 comments for “Horário de Verão e o Tempo

  1. Maria Celeste Gonçalves Campos
    21/02/2016 at 18:26

    Não sou contra o horario de verão. Penso porém que é necessario escolher bem as datas de inicio e término. Desde o inicio de fevereiro que as manhãs estavam muito escuras e consequentmente, muitas lãmapdas ligadas.

  2. 21/02/2016 at 18:39

    Dra. Celeste, como escrevi, meu organismo fica comprometido. Mesmo que houvesse um ajuste como o sugerido pela doutora… Amanhã, certamente, acordarei com outra disposição. C´est la vie !!!

  3. 21/02/2016 at 22:25

    O que vc quis dizer com isto??

    “O ano de 2015 teve um segundo a mais, por decreto. O estrago feito na dimensão espaço-tempo desta medida é inimaginável.”

    []s

    • 21/02/2016 at 22:27

      Vc consegue imaginar o que pode ser feito em UM SEGUNDO que foi aumentado no ano de 2015 por conta do espaço-tempo por um computador ?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.