Papa Francisco

Construção: Muros x Pontes

O Papa é pop

O Papa Francisco tem me impressionado bastante. Fala certas coisas que eu nunca imaginaria num discurso ou entrevista de um Papa.

Depois de ver as travessuras e comedimento em relação ao “status quo” do Papa Bento XVI, não esperava que houvesse a renúncia e a escolha de Jorge Mario Bergoglio.

Algumas de suas frases estão sendo marcantes e puxões de orelhas estão sendo dirigidos a todos os poderosos do mundo.

Um dos recentes me chamou a atenção, e coloco neste post (certamente outras frases virão, mesmo que alguns comecem a questionar o Papa Francisco.

A frase

Disse o Papa: “Uma pessoa que só pensa em construir muros, sejam eles onde forem, e não em construir pontes, não pode ser cristã”, se referindo ao programa de governo do pré-candidato republicano, com indicação garantida depois da desistência do Bush, Donald Trump, que indica a devolução dos mexicanos ilegais ao México e a construção de um muro (de pura vergonha no Terceiro Milênio) e que o México tem que pagar a construção.

Absurdo Global

Fico imaginando um candidato a presidente na França, propondo um muro com qualquer país europeu. Fico imaginando como os mexicanos estão vendo esta proposta. E o Trump corre o risco de vencer. Quando estive no México e observei que os mexicanos são um tanto quanto submissos àquilo que dita o governante supremo mundial. Será que se Trump vencer cumprirá a promessa?

Analogias

Guardadas as devidas e imensas diferenças, tenho uma premissa que é, analogamente, parecida com o que o Papa diz. Costumo dizer e defender que as pessoas deveriam usar os benefícios das tecnologias e redes sociais para construírem, ao invés de destruírem. Tem ficado impossível. Somente coisas ruins e para destruir é que viraliza. Impressionante como lixo, seja texto, vídeo, etc torna-se viral em horas. Propostas de construção coletiva são solenemente ignoradas. Financiamento para lixo cultural é na hora, financiamento coletivo para construção compartilhada de cultura e conhecimento não existe. Parece que o mal sempre vencerá. Mas vamos ser se o Papa tem mais algumas sacada para este povo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.