Filosofia Binária em Alta
Certamente, muitos torcerão o nariz. Filosofia parece não ter nada a ver com tecnologia da informação e os aspectos cartesianos da ciência que domina o mundo de hoje. Filosofia binária é um termo que não faz parte (pelo menos associado à tecnologia dos bits e bytes) de nenhum dicionário. Muito embora alguns filósofos tenham cunhado a expressão no sentido de dualidade entre opostos.
Educação Superior
Enquanto professor de disciplinas de TI no ensino superior, gosto mais de trocar conhecimento com aqueles alunos que iniciam seus cursos. A maioria nem sabe bem se aquele curso é o que vaio ser a profissão de cada um. Muitos destes alunos chegam preguiçosos e pensam que “… estudei mais de 15 anos e agora vou descansar um pouco …”.
Enfim, é péssimo para os professores de disciplinas nos semestres iniciais de cada curso.
Neófitos
Foi com certo alívio que vi a introdução da disciplina de filosofia em alguns currículos do ensino médio. Com toda a certeza, ministrar disciplinas de tecnologia da informação, ou de programação de computadores para quem não tem a mínima ideia do que venha a ser raciocínio lógico, falácias, sofismas é uma pedreira.
Programadores
Programadores são melhores que filósofos. Por outro lado, Algumas profissões, como psicólogos, deveriam ter algumas disciplinas de programação além das filosofias, sociologias e outras. No mundo atual, os seres humanos e as tais gerações “X”, “Y, “Z” e quejandos, estão respondendo a um sistema cartesiano, altamente impregnado de filosofia e lógica do conhecimento. Os maiores criptógrafos que conheço na atualidade tem a base filosófica afinadíssima, não vejo a recíproca em outros profissionais.
Filosofia Binária Pura
Estamos perdendo a nossa juventude. Como se não bastasse, Algumas gerações, hoje adultos, foram perdidos inexoravelmente pois estão abandonando tudo por preguiça ou ignorância. A filosofia binária poderia ser uma forma de resgatá-los ao pensamento filosófico sobre as coisas eivadas de tecnologia. Certamente, não parece ser este o caminho que deveríamos estar trilhando.
Os adolescentes de hoje estão falando a linguagem dos bits e bytes. Cartesianismo binário puríssimo. Todos tentando imitar as máquinas. Entretanto, máquinas são. atualmente, preemptivas e seres humanos não passam nem perto. São binários e não-preemptivos.
Filosofia aplicada ás tecnologias da informação ou tecnologia da informação aplicada à filosofia ( quem diria! ).
Afinal, quanto tempo e quantas vezes as pessoas estão dispostas a apanhar para aprenderem e para descobrirem isto ?
Charge: “Aprendendo a Filosofar”
Nota do Autor
Reitero, dentre outras, o pedido feito em muitos textos deste blog e presente na página de “Advertências“.
- Observações, sugestões, indicações de erro e outros, uma vez que tenham o propósito de melhorar o conteúdo, são bem vindas.
- Coloquem aqui, nos comentários ou na página do Facebook, associada a este Blog, certamente serão todos lidos e avaliados.
- Alguns textos são revisados, outros apresentam erros (inclusive ortográficos) e que vão sendo corrigidos à medida que tornam-se erros graves (inclusive históricos).
- Algumas passagens e citações podem parecer estranhas mas fazem parte ou referem-se a textos ainda inéditos.
Agradeço a compreensão de todos e compreendo os que acham que escrevo coisas difíceis de entender, é parte do “jogo”.