Goebbels

Manipulação de Massas – A Série

Verdades e Mentiras

É histórico, tradicional e cultural. Maquiavel, Sun Tzu, Goebbels e muita gente mais, tem praticado isto há muitos séculos. Repetir uma mentira para que se torne verdade. Frases como: “… os fins justificam os meios …” retiradas de trechos das obras de Maquiavel (O Príncipe) e Sun Tzu (A Arte da Guerra), viram práxis de muita gente.

Somente aqueles que conseguem identificar sofismas e falácias podem entender os perversos efeitos das ações de muita gente que age, deliberadamente, usando estas táticas. Neste série, falaremos um pouco, a cada post, sobre estratégia e táticas de manipulação de massas, sobejamente sugeridas, descritas e praticadas pelos autores e personagens acima citados.

O Diversionismo

Diversionismo é uma estratagema utilizada por quem deseja atingir um objetivo numa assembléia, sessão plenária, audiência de júri e outros espaços onde desvia-se do assunto principal com curiosidades e assuntos secundários, impedindo o debate ou detalhamento do assunto principal.

Distração

É uma especialidade de diversionismo voltada para o controle social. Consiste no desvio da atenção do público (massa) dos problemas importantes ou detalhes destes problemas, mediante distrações e com informações pouco relevantes. Em tempos de blogueiros e postadores de “notícias” de 140 caracteres, isto tem sido um prato cheio para formar gente desinformada.

A distração tem sido indispensável para bloquear o usuário de redes sociais e leitor de manchetes de conhecimentos essenciais em todas as áreas do conhecimento (ciência, economia, psicologia, tecnologia, política, educação, saúde etc) que exigem conhecimento mínimo para entendimento dos problemas e soluções propostas.

Inclusão Digital

A inclusão digital, ao invés de ajudar a evitar diversionismos e distrações, tem crescido na linha oposta. Os debates, em todas as redes sociais, tem privilegiado a discussão rasteira, o surgimento de boatos (que são desmentidos, por exemplo, pelo E-farsas), tomando um tempo de pessoas que poderiam ajudar na evolução do conhecimento e ficam perdendo tempo (MUITO!) com questiúnculas de somenos.

SEJA CUIDADOSO, SEPARE INFORMAÇÃO DE DISTRAÇÃO E DIVERSIONISMO. A VÍTIMA SERÁ VOCÊ !

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.