Capela Macacos

Passeio bate e volta a partir de BH (7)

Macacos – São Sebastião das Águas Claras – Nova Lima (MG)

Algumas opções de  passeios nas redondezas de Belo Horizonte são incríveis. Servem para casais jovens, velhos, casais com crianças, aventureiros, lobos solitários, trilheiros, motociclistas e toda uma infinidade de interessados em sair a rotina praticamente sem sair de casa.

Pode ser incluído na relação dos passeios fora dos limites da cidade de Belo Horizonte com melhor acesso e mais perto. É como se estivesse saindo de uma cidade nervosa e fervilhando e entrasse num portal que muda todo o clima. A 7 Km do BH Shopping, em direção ao Rio de Janeiro, há uma placa  para São Sebastião das Águas Claras, esta é a entrada para Macacos.

Um Paraíso

Macacos, também nominado São Sebastião das Águas Claras, é um destes lugares. E por mais absurdo que possa parecer, a massa de belo-horizontinos e visitantes que nunca percebeu como um passeio destes, mesmo que por um único dia, é maravilhoso, é enorme.

Passeio ideal para ir num sábado durante o dia, almoçar, visitar os lugares, jantar num dos inúmeros restaurantes de qualidade, pernoitar numa das pousadas com todo conforto, encarar uma cachoeira na manhã de domingo, escolher outro restaurante de qualidade e voltar a BH a tempo de ir ao estádio ver uma partida de futebol.

As opções de escolha são fantásticas. Caso o passeio seja bem planejado, as reservas forem confirmadas (alguns espaços tem funcionamento e atendimento com regularidade variável), se não coincidir com feriados prolongados (aí a coisa complica), é possível ter enredo para escrever um livro.

A apenas 27 km de Belo Horizonte, Macacos é um distrito de Nova Lima que oferece tranquilidade e aconchego com boa infraestrutura para turistas e visitantes da região. Rico em belezas naturais, o lugar reúne uma lista variada de opções para quem quer curtir o dia e a noite, sem atropelos, com seus bares e restaurantes originais.

Aproveitando ao máximo

Nem lembro a primeira vez que fui a Macacos, mas sei que foi nas primeiras edições do “Enduro da Independência” ou em alguma prova promovida pelo Trail Clube de Minas Gerais, para fazer a função de PC com a rádio-relógio. Faz tempo. Era bem mais rústico. De lá pra cá virou “must”.

Não vou mencionar pousadas, restaurantes e bares pois esta série do blog ainda não é patrocinada, pesquisem e peçam dicas, não se arrependerão. Recomendo, fortemente, uma visita ao Instituto Kairós e a Capela secular. Imperdíveis, é como ir a Roma e não ver o Papa.

Macacos possui um portal (http://www.portalmacacos.com.br/) que tem um viés bastante comercial e as indicações são comerciais, mas proporciona, mesmo que de maneira diferente da hospitalidade mineira, opções bastante interessantes. Existem bares e restaurantes famosos e tradicionais e históricos.

Como Chegar

De Belo Horizonte, MG: através da Av. Nossa Senhora do Carmo – BR 040 sentido Rio de Janeiro. Entrar à direita logo após a placa que indica a Mineração MBR, km 25.

De Ônibus: Ônibus 3915 – São Sebastião das Águas Claras (Rodoviária) existem oito horários diários de segunda a sexta, nove aos sábados e sete aos domingos e feriados.

Vindo do Posto Chefão ou do Rio de Janeiro, pela BR040, sentido Belo Horizonte, cuidado para não deixar a entrada logo no posto de Gasolina para trás. Se passar terá que seguir em frente e retornar alguns quilômetros depois.

Dicas

Não tem como errar. Siga as placas. Evite o uso de GPS. Siga sempre em frente, na rua principal, atravesse um riacho rasinho (na seca – cuidado em períodos de chuva) e vá até a Cachoeira de Macacos.

O não tem posto de gasolina, não tem posto de saúde, não tem banco. Previna-se.

Macacos tem localização geográfica de montanha. Pode ter uma linda e ensolarada manhã de sol no sábado e/ou domingo, e à tarde/noite ter um céu limpo e estrelado com muito frio.

Em períodos de chuva fica complicado fazer alguns passeios, a estrada entre a BR040 e o povoado fica perigosa.

Planeje seu passeio por Macacos, se beber, fique em Macacos, será inesquecível a sua hospedagem naquela localidade.

 

P.S. Post atualizado em 22abr16.

Foto: Blog Destinos Mineiros.