Cuba - EUA - hasta La Victoria

Hasta la victoria, siempre !

Che Guevara

Che Guevara foi um personagem da história que provocou amor e ódio, conforme alguns poucos outros. A sua frase “Hasta La victoria, siempre ! ” incomodou e continua incomodando muita gente. Assim como outras tantas frases de Che, ainda hoje são apropriadas de maneiras positivas ou negativas.

Barack Obama

Surpreendentemente, Obama numa de suas frases no discurso de despedida da sua visita histórica a Cuba, disse mais ou menos assim: “… o povo cubano e norte-americano partilham de valores comuns em nossas vidas ….”

Eu diria, parafraseando Neil Armstrong, diria que Obama deu um pequeno passo para os homens e um grande passo para a humanidade, que pode ser apagado em segundos.

Acompanhando os noticiários, fiquei assustado como a grande mídia escondeu o discurso, nem traduziram a íntegra, as fotos são “tímidas”.

Coisa de louco e, como se não bastasse, Obama disse muito mais que nem passou perto de ser reproduzido pela mídia e redes sociais.

Além disso, Obama afirmou que o embargo não pode ser desfeito da noite para o dia. Cobrou sinalização de ações democráticas do governante Castro, fez graça com as afinidades de “la gente” das duas nações. Enfim, disse a que veio, agradeceu a intervenção de religiosos para este início de rompimento do embargo, e deve ter deixado os vizinhos do Caribe com muita inveja.

Obama elogiar a educação, a saúde e a música cubana, notoriamente de qualidade internacional, foi um marco para a humanidade, hasta la victoria

Hasta La victoria

Continuando a minha linha de assustado, vejo um determinado jornal e os apresentadores, que fazem comentários sobre tudo e sobre todos, de acordo com a opinião deles, somente levantam as sobrancelhas e nada dizem. Estupor total.

Fico imaginando como estarão alguns conhecidos que tenho e que pagam pau para os EUA e defendiam o embargo, de maneira estúpida, devido a uma história que eles nunca viveram. Devem estar agora se perguntando porque não foram eles a ir ver um show dos Rolling Stones de graça, na Ilha.

E estes adoradores do regime estadunidense, que promove abertura e eliminação do embargo a Cuba podem ficar complicados ou numa saia justa, quando começarem a ver que as empresas que eles trabalham, normalmente dos EUA, admitirem a hipótese de abrir filial em Cuba e os áulicos entrarem na lista de possíveis recursos a trabalharem na filial da Ilha. Será que eles ainda dirão: Vai pra Cuba?

Assim sendo, não se assustem se Cuba começar a superar indicadores de qualidade de vida de muitos países. Na situação que estão, com todo embargo praticado nos últimos 50 anos, sair do índice de PIB de U$200 para U$1000 é coisa fácil para os habitantes da Ilha. Indicadores de saúde e educação são dos melhores do continente americano.

Portanto, vejo muitas línguas queimando nos próximos anos sem, é claro que deem o braço a torcer.

Hasta la victoria, siempre !

 

Imagem: Reprodução CBS

 

Nota do Autor

Reitero, dentre outras, o pedido feito em muitos textos deste blog e presente na página de “Advertências“.

  • Observações, sugestões, indicações de erro e outros, uma vez que tenham o propósito de melhorar o conteúdo, são bem vindas.
  • Coloquem aqui, nos comentários, ou na página do Facebook,associada a este Blog.
  • Alguns textos são revisados, outros apresentam erros (inclusive ortográficos) e que vão sendo corrigidos à medida que tornam-se erros graves (inclusive históricos).
  • Algumas passagens e citações podem parecer estranhas mas fazem parte ou referenciam-se a textos ainda inéditos.

Agradeço a compreensão de todos e compreendo os que acham que escrevo coisas difíceis de entender, é parte do “jogo”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.