Norte x Sul

Muito antes de um Fla-Flu …

A política partidária e eleitoral brasileira virou um Fla-Flu, após as eleições nacionais de 2014. Nossa sociedade, mesmo os que detestam futebol, se viram dentro de uma disputa digna de torcedores de Flamengo e Fluminense, que representam, de acordo com a influência midiática, o maior embate citadino do pais.

Alguns teóricos dizem que a decepção de não ter vencido e interrompido a reeleição da mandatária da vez, provocou na oposição um desejo bárbaro de vingança que colocou a todos de um lado ou de outro. Nem os isentões escaparam.

Norte x Sul

A história vem da Idade da Pedra, nas “terras baixas”, quando os povos do norte, sabe-se lá porque, resolveram mudar para o sul, talvez em busca de invernos menos rigorosos e praias mais ensolaradas, no hemisfério norte, é claro. A história não sabe ao certo quando os Vikings viraram bárbaros do norte, o certo é que em muitos lugares do mundo, o norte entrou em conflito com o sul, muito antes do Fla-Flu.

Irracionalidade

A história seguiu e os ricos brigam com os pobres, normalmente sul contra o norte. No Brasil, durante a eleição de 2014, os ricos do sul maravilha, em muitos momentos, acusaram os bárbaros do norte de serem os responsáveis por aquilo que eles (do sul) julgavam ser melhor. A batalha continuou, virou Fla-Flu.

Bárbaros x Não-Bárbaros

Então, de repente, depois de meses de Fla-Flu, voltamos à guerra norte x sul. Bárbaros vivendo de auxílio-educação contra civilizados vivendo de auxílio-isenção-IPI-para-carro. E eis que o dono de contas no paraíso, resolve instaurar a bárbara batalha entre norte e sul. Mas tem que começar pelos civilizados do sul, os bárbaros do norte vão atrás.

Tento lembrar se nos relatos históricos sobre guerras entre norte x sul, seja em tempos “modernos” ou na Idade Média, houve vencedores. Talvez tenhamos que retornar à situação de antes da “Era Viking” onde cada cidadão guerreava por sua polis. Ou é melhor manter a disputa pela ordem alfabética?

Teremos vencedores? Quem é norte e quem é sul, Fla ou Flu? Todo mundo procurando lado? Tem muro para isentões? Vai ter tapetão?

Arte: Chris Browne

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.