Cláudio - MG

Passeio bate e volta a partir de BH (11)

Inspirado em um artigo do site cultural sobre Minas Gerais, resolvi falar sobre roteiros de passeio, que tivessem atividade de um dia, do tipo vai cedo, almoça e volta ao final do dia.

Nesta edição, falarei sobre a cidade de Cláudio. A cidade ganhou projeção nacional em julho de 2014, após reportagem do jornal Folha de São Paulo por denúncias que envolviam o aeroporto na cidade, localizado em uma fazenda particular de um parente de ex-governador mineiro. A população da cidade, em sua maioria, não merece que este tipo de referência marque a cidade.

A cidade possui infraestrutura de hospedagem e alimentação. Serviços de bancos em caixas automáticos e farmácias. Vale a pena conhecer a matriz e casarões antigos.

Cachoeiras

O município possui alguns distritos e neles, como é tradicional em cidades do interior mineiro, alguma cachoeiras. Podemos citar a cachoeira Corumbá, no distrito homônimo, e as cachoeiras dos Pios e do São Bento.

No povoado de Corumbá ocorrem tradicionais festas de reinado, de rodeio e de Nossa Senhora Aparecida, sendo um local tradicional de atividades folclóricas.

Aeroporto e Cristo

Além das cachoeiras e povoados com as suas festas, Cláudio tem agora no seu aeroporto uma atração nacional, além da estátua do Cristo Redentor que protege a cidade em seu crescimento.

Nos últimos vinte anos a cidade experimentou crescimento do setor siderúrgico o que faz com que a cidade ferva durante a semana e seja local de descanso nos finais de semana.

Curiosidade

A cidade de Cláudio é conhecida como a cidade dos apelidos. Ninguém na cidade é conhecido pelo nome. Uma cidadã, por curiosidade, montou uma lista telefônica somente com os apelidos, a Apelista. A coisa pegou e o pessoal gostou da ideia. A lista inclui uma pequena história da pessoa e a motivação do apelido, alguns interessantíssimos.

Como chegar

Melhor ir de carro ou moto. Embora tenha um aeroporto e serviço de ônibus rodoviário, não dá para fazer o passeio usando estes meios de locomoção.

Seguindo pela Br262 e passando por Divinópolis, cuidado com um dos pedágios mais caros em termos de quilômetros sob jurisdição do pedágio, do mundo. Outra opção é seguir pela Br381 e virar à direita rumo a Cláudio.

Foto: MapasBrasil.Net

Atualizado em 30 de janeiro de 2017

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.