Tapume da Vergonha

O tapume da hipocrisia

Recentemente, quando em visita à América do Norte, o Papa Francisco fez menção, como de sempre, ao processo de construir pontes ao invés de construir muros. O Papa adota este discurso pensando na questão das migrações na Europa e em todas localidades do mundo em que autoridades, políticos e polícia ou exército, constroem muros (no caso tupiniquim, tapumes), ao invés de “pontes”.

Tapume

A polícia militar do DF, Guarda Nacional ou seja lá que for responsável, construiu um tapume no gramado da Esplanada dos Ministérios por conta o teatro circense televisivo do domingo. O deputado Rogério Rosso, responsável por analisar o processo de impedimento da presidente Dilma foi logo declarando:  “Cada vez que se ergue um muro se segrega um povo. Este não é um momento de dividir um país ainda mais. Nosso país sempre conseguiu superar momentos de crise sem necessidade de guerra”. Bom… se vem de um deputado cujo partido é a favor do impeachment, penso que construíram ali uma coisa que não agrada gregos nem troianos.

Hipocrisia

Mas não existe nada de ruim, que não seja unanimidade, que não possa piorar. Não bastasse o jegue que teve a ideia, e os ajudantes de ordem a cumprirem ordem errada, vemos o aproveitamento vergonhoso da mídia com algumas situações descabidas e totalmente falseadas para a situação do tapume.

Colocaram duas escadas (uma de cada lado) puseram duas pessoas de sexo oposto em cima de uma escada e beijando-se, no dia internacional do beijo e cheio de fotógrafos tecendo legendas para suas “obras primas” da fotografia.

Em outro registro fotográfico, pessoas simulam uma partida de vôlei como se fossem “amigas” divididas por um “muro” e que continuam tendo alguma coisa em comum.

Vamos combinar, tem imagem mais hipócrita e imprópria para o país?

Construir pontes, aeroportos, viadutos, estradas, para alguns políticos, é somente uma forma de se locupletar e auferir vantagens. Deveria ser hábito construir até pinguelas, para que a sociedade possa transitar livremente entre os lados de cada questionamento, proposição ou ação.

Fotos: UOL e Andrea Possamai

P.S. Após a publicação deste post, descobri a foto que indica o meu pensamento. Perfeita!

Tapume na Esplanada

Tapume na Esplanada

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.