Pedro Leopoldo

Passeio bate e volta a partir de BH (14)

Inspirado em um artigo do site cultural sobre Minas Gerais, resolvi recomendar roteiros de passeio, atividade de um dia, algo do tipo vai cedo, almoça e volta ao final do dia. Ou vai no sábado pela manhã e volta no domingo à tarde.

As dicas valem para quem é de BH e pensa que não tem alternativas baratas de passeio e lazer. Ou para belo-horizontinos que recebem visitantes de outros estados e ficam com poucas opções de mostrar as coisas de Minas. Adotei uma regra que é indicar somente roteiros de bate-e-volta a menos de 150 km de Belo Horizonte onde é possível ir e voltar em menos de duas horas, de carro. Este roteiro tem sido bem recebido e pode se tornar algo mais independente num blog próprio.

História de Minas

A região metropolitana de Belo Horizonte possui municípios que são a própria história de Minas. Cidadãos da atualidade não se dão conta de como é Importante conhecer a história destes municípios, para conhecerem a própria história. Pedro Leopoldo é um caso de quase esquecimento pela modernidade reinante. E um dos municípios com melhor qualidade de vida para se morar na região metropolitana.

No meu caso, sou neto de um tecelão que morou na cidade de Pedro Leopoldo antes de vir para BH. A história da cidade passa por Fernão Dias, Pedro Leopoldo, Chico Xavier, Dirceu Lopes e meu avô, Zé Bonitinho (o original). Tenho especial satisfação em mostrar um pouco desta opção de passeio nesta série “bate e volta”.

A história das expedições de Fernão Dias, a fazendo escravocrata, a instalação da tecelagem e estrada de ferro são fundamentais para o desenvolvimento da região após o final do século XIX.

Atrações

São diversas atrações na cidade, a maioria voltada para sua história e características geográficas do local.

O principal é o Parque Estadual do Sumidouro, que deu origem ao nome do local que viria a ser Pedro Leopoldo. Para se chegar ao parque, que abrange a região da Gruta da Lapinha, indicada num post aqui no blog, existem duas opções. A que indicamos, para quem vai visitar Pedro Leopoldo, é pela entrada denominada “Portaria Fernão Dias”. Sumidouro diz respeito à formação geológica que fazia “sumir” um rio na região, daí a origem da denominação “Arraial do Sumidouro” que viraria Pedro Leopoldo em homenagem ao engenheiro principal da estrada de ferro.

Na cidade, as principais atrações, que merecem visitação são: Capela Nossa Senhora do Rosário, Casa Fernão Dias, Estação Dr. Lund, Gruta do Baú, Gruta Lapa Vermelha< Matriz Nossa Senhora da Conceição, Centro Cultural Lígia Belisário e espaços em homenagem a Chico Xavier, certamente o filho mais ilustre desta histórica cidade.

É recomendável que os povoados e localidades do município possam ser visitados. Embora as modernidades já tenham tomado conta da cultura, em alguns destes povoados é possível ver manifestações da cultura da região, principalmente no artesanato. Deve-se tomar cuidado para não confundir estas manifestações com atividades industrializadas. Além dos distritos do município de Pedro Leopoldo, é possível visitar cidades pequenas, emancipadas, como Confins, Matozinhos, São José da Lapa.

Como chegar

Este passeio, no caso de visitação às atrações indicadas, deve ser feito por condução própria. Caso opte-se por chegar de ônibus, deve-se planejar os traslados a partir da cidade.

A aproximadamente 40 km de BH chega-se à cidade em menos de 30 minutos. De carro basta seguir pela MG-424, no sentido Aeroporto Tancredo Neves. Na bifurcação Vespasiano/Aeroporto (MG-010), continuar pela MG-424 (esquerda) até Pedro Leopoldo. É mais fácil chegar a Pedro Leopoldo descendo no Aeroporto de Confins.

A partir da rodoviária existem ônibus com horários regulares e variados até o centro de Pedro Leopoldo.

Foto: Revista Ferroviária

1 comment for “Passeio bate e volta a partir de BH (14)

  1. 02/06/2016 at 15:45

    De 3 a 11 de junho a maior festa de Pedro Leopoldo.
    Pedro Leopoldo Rodeio Show.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.