Mediocridade by Periotti

Manipulação de massas (6)

A manipulação

Existem muitas maneiras de se manipular as massas.

A cada dia, com a crise ética e de caráter que estamos vivenciando, fica mais claro como se faz necessário manipular as massas para que exista um pretenso clamor popular para determinadas manobras políticas.

A mistura de uma ou duas falácias, com o uso apropriado de figuras de linguagem, aparentemente inofensivas, permitem que um manipulador, até mesmo sem o dom da oratória, mas usando destas artimanhas da linguagem escrita, manipule até quem tem fundamentação para refutar a manipulação ou falácia, mas como o discurso é compatível com os desejos do leitor/ouvinte, temos o ambiente propício à enganação de massas.

O momento político nacional tem provocado em algumas pessoas um efeito perverso. Seja por preguiça ou má-fé, pessoas que aparentemente são “do bem”, se posicionam de forma a ser condescendente com a incompetência,  com a mediocridade, com pequenos delitos, numa forma de justificar grandes delitos.

Mediocridade

Os praticantes deste tipo de manipulação, fazem crer que as pessoas praticarem atos imbecis e estúpidos, promoverem a disseminação de posições que denotam pouca ou nenhuma cultura é uma coisa normal. As redes sociais cultuam este tipo de comportamento e a desculpa é sempre na linha do “tá incomodado, sai fora”, “estou incomodando, vou te bloquear”.

Uma pessoa pode praticar atos medíocres e vários de seus seguidores, amigos e afins irão compartilhar. Quem orientou ou estimulou a pessoa a compartilhar algo que esta nem pensou ou debateu sobre o assunto está sendo manipulada descaradamente, e, em muitos casos, nem percebe o quanto é vulnerável a posição de manipulado. Com a expansão desenfreada dos meios de comunicação, a quantidade de teleguiados extrapolou qualquer rede de fofocas que pudesse existir. Nem H.G. Welles no seu “A guerra dos mundos” Imaginaria que mentiras fossem tão facilmente espalhadas pelo mundo afora.

Condescendência

Para piorar, aliada à mediocridade, as pessoas  gosta de ser condescendentes, aumenta a popularidade. Hoje são todos contra A, amanhã contra B, e se C resolve jogar no sentido contrário,virará inimigo. Maquiavel sentiria-se orgulhoso com o tanto de “os fins justificam os meios”. Tenho lido, recentemente, quando algum comentário não tem a maioria do senso comum (ou seja, quando as massas já foram em sua maioria,manipuladas) que “olha, vocês são minoria, estão errados”.

Até para confrontar opiniões não confirmadas esta condescendência tem sido usada.

A falácia

A falácia mais aplicada a esta situação é a do senso comum, ad populum, onde o sujeito apela à popularidade de um fato, demonstrando que muitas pessoas fazem ou concordam com a ideia, e promovem a validação dele.

 

Vacina

A falha nesse argumento é que a popularidade de uma ideia não tem absolutamente nenhuma relação com a sua validade.

Assim sendo, sua profilaxia é altamente complicada. Duas pessoas admitindo e defendendo a mediocridade,contra outra querendo debater, não tem nenhuma chance de dar certo. Medíocres e teleguiados se unem na cumplicidade medíocre da mente humana.

Charge: Periotti

 

2 comments for “Manipulação de massas (6)

  1. Carlos Almeida
    10/05/2016 at 15:27

    Evandro, sou fã do Gilberto Gil, li a reportagem do estado de saúde dele para saber como ele está. Por curiosidade li os “comentários” e fiquei abismado e pensei “o que que é aquilo”, gente desejando a morte do cantor. Lembrei que você é um estudioso de comportamentos de redes sociais, reli este texto, tem alguns parágrafos que abordam o tema, mas continuo abismado. O que que é aquilo.

    • 10/05/2016 at 17:56

      Carlos Almeida, é o que está se transformando a nossa sociedade. Quando falo de um Fla-Flu após as eleições de 2014, com derrotados não se conformando e abaixando o nível (que já foi deprimente na campanha) é disto que estou falando. E se conheço bem os dois lados das torcidas organizadas, quem acha que esta briga vai morrer, engana-se… vejo gente aplaudindo Renan Calheiros como aplaudiram o Cunha… Daqui a pouco, aplaudem Maranhão que não passa de mais um bandido. Aí, artistas que se posicionarem pagarão caro. O Fla-FLu tá esquentando ! Vai ferver.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.