Vigia CallCenter

Quem vigia o vigia ?

Vigilante

Existem diversas citações e passagens em obras literárias, livros técnicos e até na Bíblia que questiona sobre uma situação que ameaça a todos e que não se tem solução. Quem vigia o vigilante?

O poeta romano Juvenal deve ter sido um dos primeiros a tratar do tema com Quis Custodiet. Platão e Sócrates, respectivamente em “A República” e “Diálogo Socrático”, abordaram a questão.

Quis custodiet ipsos custodes?

Oligopólios e Poder

O livre mercado virou terra de menos de meia dúzia de operadoras com planos abusivos, serviços precários. Chegou ao ponto em que as operadoras são multadas, não pagam as multas, os clientes ficam iludidos que a portabilidade resolverá alguma coisa e ninguém vigia ninguém.

Outros abusos vem sendo cometidos por financeiras, bancos, operadoras de Internet, chantagistas de consignatárias e assemelhados. Não tem controle, ou melhor, tem, mas não sabemos quem está no comando.

Anatel

Tomemos o caso das telecomunicações.

No Brasil, era privatizado, aí veio alguém de liberou geral, chamaram de desregulamentação; privatização etc. Tudo em nome da melhoria dos serviços, livre concorrência,redução de tarifas. Legal !

Inventara a ANATEL para vigiar esta bagaça. Empresas de telefonia (móvel e fixa), empresas de TV por assinatura, o escambau. Tem até ouvidoria, um luxo só. #SQN !!!

Caso 1

Um conhecido reclama há meses sobre preços e péssimos serviços de uma operadora de telefonia. Não adianta. A operadora faz o que quer com a cumplicidade criminosa  de quem deveria fazer o papel regulador e fiscalizador.

Caso 2

Cliente de operadora de tv por assinatura recebe chips de telefonia em função da “parceria” da operadora com empresa de telefonia. MALDITOS “combos”. Ela diz que não quer. Todos os dias os malditos calls centers ligando. Ela cede e não “libera”. Continuam as ligações. Ela pergunta se vai custar algo e a resposta é “Não. Está incluso no pacote“. Ela cede e tema surpresa: taxa adicional de mais de R$35 por chip (são quatro). Agora ela entra na fila que meu amigo está há mais de 4 meses.

Abuso

Sou cliente da mesma operadora de telefonia desde 1993. Desrespeito total.Nem reclamo mais. Não existe ninguém a quem possamos recorrer. Mas tudo em nome das modernidades tecnológicas.

Quando vemos os defensores destes abusos usarem a argumentação “ainda bem que temos tudo isto e que o mundo inteiro não vive mais sem estas tecnologias” ou vemos que 24h sem um serviço como Whatsapp provoca quase uma histeria coletiva. Ou quando constatamos que 99% destes usuários de tecnologias de comunicação não tem a mínima ideia do que seja “Direito do Consumidor” ou “Marco Civil da Internet”, eu posso dizer: Lacra !

Foto: Revista Exame

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.