Kayany da Enxada

A foice e o martelo

O tema da vez tem a ver com título. Mas não é foice nem martelo.

Para quem conhece um pouco de história, a foice e o martelo representavam os trabalhadores do campo e os trabalhadores da cidade em movimentos revolucionários ou reivindicatórios.

Emoção

O ato que mais me emocionou nos últimos anos, foi da estudante de Serviço Social que, durante a festa de formatura levantou uma enxada como forma de homenagear seus pais agricultores.

Reconheço que desde que vi a primeira vez, fiquei imaginando sobre a possibilidade de que nem tudo está perdido. E a emoção continua aumentando a cada vez que revejo o vídeo.

História

Após ver o vídeo pela primeira vez, comecei a pesquisa para ver se não haveria nenhuma “pegadinha” na história. Estes vídeos e outros artefatos viralizados nas redes são um perigo real.

A cada leitura fico mais impressionado com a história de Kayany Sousa, uma nordestina guerreira, lutadora, que terminou o curso de Serviço Social e prossegue na luta para ser uma jornalista.

Tudo em nome de um ideal.

Educação para Todos

Vejo muitos estudantes largando seus cursos superiores pelos motivos mais absurdos e sem sentido. Vi na Kayany a determinação e o aproveitamento de uma oportunidade que vejo poucos jovens aproveitando.

Tenho dito, há alguns anos, mais precisamente depois da virada do milênio que, no Brasil, a dificuldade financeira não é barreira para a pessoa ter um diploma de nível superior. Se a pessoa tiver determinação faz não somente um, mas dois os mais cursos superiores, de especialização, mestrado e doutorado.

A Kayany será sempre o maior exemplo que já acompanhei. Ela nem pode ser uma excepcional profissional. Para mim serve o exemplo. Que ela tenha vida longa para tornar-se o paradigma a ser alcançado por todos aqueles que imaginam não ser possível uma pessoa que só foi ter contato com uma televisão após 17 anos e que foi alfabetizada por esforço próprio.

Kayany, parabéns !!! Seus pais devem se orgulhar da enxada que você ergueu.

Se me permite, você é uma revolucionária de verdade !!!

 

Reprodução: Internet

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.