Tu Quoque - Falácia

Falácia e Sofismas (8)

O termo falácia deriva do verbo latino fallere, que significa enganar. As falácias que são cometidas involuntariamente designam-se por paralogismos e as que são produzidas de forma a confundir alguém numa discussão designam-se por sofismas.

Falácia, no geral, é um argumento (Na realidade é um não-argumento), logicamente inconsistente, sem fundamentação, que falha na capacidade de demonstrar o fato ou sustentar uma opinião seja num discurso oral ou escrito. Não passa de uma mentira ou meia verdade, usada para convencer a “massa” de leitores, telespectadores, seguidores, compartilhadores e curtidores. No geral, engana-se pessoas alienadas com o uso de falácias que podem ser convincentes mas não deixam de ser falsos por causa disso.

Tu quoque

A falácia mais na moda, e vilipendiada pelo uso abusivo sem o menor constrangimento, é a mais fácil de explicar: Tu quoque.

Esta falácia, cuja tradução do latim é literalmente “você também”, é geralmente empregada como um mecanismo de defesa (dizem que a melhor defesa é o ataque), por tirar a atenção do acusado ter que se defender e mudar o foco para o acusador. Tem sido largamente usada por políticos e eleitores de políticos pegos em flagrantes delitos.

Análise

É fácil. Para desviar a atenção dos desvios realizados, acusa-se o oponente de cometer o mesmo deslizar. O detalhe é que, se o oponente de alguém também faz aquilo de que acusa o outro, ele é, adicionalmente um hipócrita. Independente do contra-argumento ser verdadeiro, esta artimanha é usada para não responder uma acusação ou reconhecer a veracidade de acusação.

Ao devolver ao acusador, o acusado não precisa, aos olhos de uma plateia ou de seguidores de redes sociais, responder à acusação original. É fácil verificar se alguma pessoa que é surpreendida num delito ou acusada de alguma contravenção, se defender acusando outra pessoa. Normalmente são culpados.

Imagem:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.