Parque Serra do Curral

Passeio bate e volta a partir de BH (20)

Inspirado em um artigo do site cultural sobre Minas Gerais, resolvi recomendar roteiros de passeio, atividade de um ou dois dias de puro lazer e cultura, algo do tipo vai cedo, almoça e volta ao final do dia ou no dia seguinte.

Assim como alguns dias atrás, esta é vez de outra atração dentro de Belo Horizonte. Atração criada há pouco tempo e totalmente desconhecida da maioria da população belo-horizontina. Pode ser uma ótima opção de passeio de moradores das cidades vizinhas e de visitantes.

Parque Serra do Curral

O Parque Serra do Curral está localizado bem no paredão da serra que lhe empresta o nome e foi inaugurando em setembro de 2012. O Parque meio que protege o patrimônio tombado, do símbolo da cidade.

Está localizado na chamada “Portaria sul” do Parque das Mangabeiras, abraça o conhecido Instituto Hilton Rocha, numa área aproximada de 400 mil m².

O parque possui trilhas, mirantes e praças de convívio, é um espaço privilegiado para caminhadas, para o descanso e contemplação de paisagem deslumbrante de um Belo Horizonte.

Atrações

A altitude do parque varia entre 1.200 e 1.380m. Constituído de camadas de rochas conhecidas como itabiritos, dolomitos, quartzitos, filitos e xistos.

Possui fauna e flora diversificada e as mais de 120 espécies de aves são objeto de análise e fotografia por parte de observadores e pesquisadores. Na flora observa-se a presença de elementos da Mata Atlântica e do Cerrado.

Do mirante mais alto do parque é possível visualizar os dois lados da serra. A visão do lado de Nova Lima é aterrorizante. O lago formado pelo buraco de uma mina desativada mostra como é frágil o meio ambiente degradado e explorado.

Vá com calçados e roupas confortáveis e resistentes e não esqueça de líquidos.

Recomenda-se ir ao Parque em dias de céu limpo.

Contato e Informações

Parque da Serra do Curral | Portaria 1 | Extremo oposto ao Parque das Mangabeiras
Av. José do Patrocínio Pontes, 1.951 – Praça Estado de Israel – Bairro Mangabeiras.
Telefones: (31) 3277-8120 | 3277-8100
e-mail: parqueserradocurral@pbh.gov.br

Foto: www.universobh.wordpress.com

2 comments for “Passeio bate e volta a partir de BH (20)

  1. Walter Alves Chagas Jr
    22/06/2016 at 11:12

    Caraca! Eu já subi lá em cima uma vez por um acesso atrás da cerca do Estacionamento superior da entrada do Parque. A subida não é fácil. Tem trechos tranquilos com escadaria e corrimão. Mas, tem trechos que tem que pisar com cuidado porque as pedras são soltas e um escorregão alí pode lhe causar até uma fratura. Chegando perto do topo, a subida é íngrime demais. O cara tem que ter muito cuidado pra subir este último trecho que deve ter uns 3-4 metros. De lá de cima você consegue ver outras trilhas, que te levam, inclusive, para as torres da Embratel uma vez que o acesso através de veículo, foi fechado lá no Taquaril.

  2. 22/06/2016 at 14:58

    EU ainda não fui lá em cima no Parque Serra do Curral. Só fui até onde carro vai, antes das rampas e escadas. Mas pretendo ir em breve.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.