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As desculpas que não enganam mais ninguém

Algumas categorias profissionais, especialmente prestadores de serviços, tem suas desculpas que enganam aos neófitos e incautos. Quem não se lembra da propaganda do mecânico querendo enganar a motorista explicando que o defeito era na “rebimboca da parafuseta” ou daquele técnico de eletrônica falando de “fauferes no condensador”.

Algumas décadas atrás, era muito comum qualquer paralisação de serviço ou erro ser atribuída ao computador. Só que nunca os computadores tiveram vontade própria. Profissionais de TI (analistas, programadores e outros) eram os responsáveis principais.

Hoje em dia, as características e responsabilidades da profissão de TI modificaram-se muito. Tem “especialista” pra tudo. Mas na questão das desculpas está pior. Muito pior. A picaretagem avançou e qualquer mequetrefe faz um cursinho ou certificação qualquer e se julga no direito de se auto proclamar analista de TI ou coisa pior.

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Aqui abrimos um destaque para a maior picaretagem que existe. Atendentes com altíssimo nível de adestramento, programas de computadores preparadas para tirar a paciência de qualquer consumidor/cliente/usuário e as autoridades que deveriam regulamentar, escrevendo leis inócuas sem entender daquilo que estão legislando.

Estes setores de atendimento, especialmente os relacionados às atividades de telefonia, internet, bancos, planos de saúde etc. são a prova cabal da falta de respeito com o consumidor. Abusam de tudo que podem com licença para roubar e não serem importunados. É a tecnologia a serviço da exploração.

Picaretagem

Se o cidadão/cliente/usuário ouvir uma das seguintes frases e/ou desculpas, relacionada a seguir, esteja certo, está sendo enganado.

  • Se seguisse as orientações do manual, isso não estaria ocorrendo;
  • Desligue todos os equipamentos,espere vinte segundos e ligue-os novamente;
  • Este serviço não é feito por nós, mas temos uma indicação de um parceiro que faz;
  • Alguém modificou alguma coisa que estava funcionando normalmente;
  • Na última verificação, isto não estava como agora;
  • A resolução deste problema é com outro setor, estamos transferindo sua ligação;
  • Esta versão indicada pelo usuário contêm um exploit e está incorreta;
  • O cliente/usuário concordou que ao usar uma versão beta, o produto não estava pronto;
  • Da nossa parte e em nossa rede/equipamento, está tudo funcionando normalmente.

Estas frases possuem variantes com pequenas diferenças e que são usadas milhões de vezes todos os dias.

Exceções 

Exceções existem, são raríssimas. Existe muita propaganda de melhores serviços mas, por exemplo, quem tem algum tipo de necessidade especial sofre horrores. O crime de fornecer dados das pessoas, como o telefone, para que estas recebam ligações a qualquer hora do dia ou da noite é insuportável, e não tem a quem reclamar. O abuso está desenfreado. A impunidade comanda.

O que me deixa mais indignado é a total incapacidade destes atendentes e de seus supervisores de PENSAR. E de admitir a possibilidade de que, do outro lado, possam existir pessoas que saibam como funcionam os bastidores destes atendimento. É igual uma fábrica de salsicha clandestina… quem vê como funciona, nunca mais comerá um cachorro-quente, com medo de ter um cachorro ali.

Boca no trombone

Você tem outras frases e protesta contra estas picaretagens, inclua novas frases e versões das mesmas. Vamos usar as redes sociais para mostrar este descalabro. Não se omita. E observem que nem citei as situações em que o atendente fala sempre no gerúndio. Um porre ! Num destes locais no Brasil, o governo proibiu servidores públicos escreverem no gerúndio. Pode?

Chega a ser engraçado.

Charge: www.amarildo.com.br

 

2 comments for “As desculpas que não enganam mais ninguém

  1. 27/06/2016 at 09:12

    Pura verdade. Esses prestadores de serviços subestimam a capacidade dos clientes.

    • 27/06/2016 at 13:36

      Além de subestimar a capacidade de cada cliente/usuário, desrespeitam direitos do Código de Defesa do Consumidor pelo simples motivo de que uma demanda individual seria oneroso para o cliente. Neste sentido, nem os portais do tipo “Reclame Aqui” estão sendo respeitados. Mas está perto do momento que os consumidores/clientes/usuários serão mais inteligentes e organizados.

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