Pirâmide Financeira - Golpe

Malditas pirâmides financeiras (*)

É uma praga. Só muda o nome e o produto.

Desde que alguém inventou o esquema de cartão postal, selo, U$1 ou algum produto, com intuito de vender para 3, que vendem para 3 e assim sucessivamente, estes esquema tem enganado muita gente.

A pirâmide financeira envolve dinheiro saindo do bolso de alguém, remunerando os mais espertos e deixando milhares com a ilusão de serem algum tipo de diamante de 1000 quilates. Só que não latem e não mordem.

Não existe milagre. O esquema não é, nunca foi e nunca será sustentável. Podem usar o nome que desejarem. Podem colocar vendas de´produtos e a pirâmide ser qualificada como comissão. Há mais de um século alguém ganha com a inocência de muitos outros.

Recentemente, no Brasil, o modelo denominado Telex Free fez furor, e muitos mostrando depósitos bancários dizendo que investiram R$600 e estavam lucrando dez vezes mais sem fazer nada. Somente colocando otários na sua “cadeia” de associados. Definitamente, não existe mágica.

Nesta data foi encontrado o corpo de um dos “capos” do Telex Free. Talvez algum ajuste de contas pois o corpo tinha sinais de violência física.

Semana passada, a então inatingível Herbalife foi multada em quantia considerável, nos Estados Unidos, por prática similar às correntes e pirâmides. No Brasil nem é divulgado.

Uma coisa é certa. Mesmo que existam produtos, que o nome e os mentores do modelo sejam espertos o suficiente para convencer e arrebanhar seguidores, estejam certos, se tem muita gente, não tem mais espaço para fortunas.

Estou indignado com duas coisas relacionadas às pirâmides:

  1. Numa rua de BH, uma destas seitas evangelizadoras faz sua reunião de adoração e testemunhos. Entopem a região parando carros de qualquer maneira e atrapalhando o trânsito e avida de muitos motoristas ou trabalhadores querendo ir para casa ao final de um longo dia.
  2. Estou revoltado com alguns missionários que estão atrás de pessoas que recebem suas rescisões em tempos de alta taxa de desemprego e os convencem a aderir a estas correntes. Os caras chegam a comprar cotas e produtos em nome de esposa, filhos, sogras cunhados etc, na esperança que sua rescisão renda 1000% em seis meses. E se o cara não atingir as metas, é ainda criticado por não se empenhar por não se dedicar o suficiente.

A falha fundamental é que o dinheiro sobre para o topo da pirâmide e a base, que pode ser maior que o estado inteiro, não vê nada. Somente o idealizador, ou pequeno grupo articulador do início da pirâmide, ganha trapaceando os seus seguidores. A pior situação é daquelas pessoas na base da pirâmide, que não são capazes de recrutar quaisquer outros seguidores, e acreditaram em  referências, testemunhos e informações tendenciosas.

Se alguma coisa é oferecida a você e aparecem as três letrinhas “MMN” significado Marketing Multinível, seja cuidadoso. Não caia na lábia de vendedor.

Reprodução imagem: Internet

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.