A Burrice é invencível

A burrice é invencível

Frase Lapidar

O poeta Mário Quintana disse e escreveu frases proféticas. Sobre a burrice, adoro a frase dele que serve de título a este post: A Burrice é invencível.

O cientista Albert Einstein é mais rigoroso, dizia ele, numa livre tradução, que existem somente duas coisas que não tem limites, não tem fim, sempre superam o nosso imaginário: O Universo e a imbecilidade humana. Einstein fazia uma restrição pois, do alto de suas visões científicas, previa que tinha dúvidas sobre a limitação do Universo, mas da imbecilidade humana tinha certeza.

Burrice Cotidiana

Recentemente, tomei conhecimento de um belíssimo texto da escritora, repórter e documentaristas Eliane Brum, publicado no final do ano passado, com título “Parabéns, atingimos a burrice máxima” e que aborda as questões definidas por Quintana e Einstein, como se tivéssemos atingido o limite da estupidez humana.

Brum aborda o tema a partir de uma simples questão do ENEM, citando frase de Simone de Beauvoir que suscitou até defaceamento do verbete da pensadora no Wikipedia.

No seu artigo, depreende-se algumas conclusões interessantes, pertinentes e atuais como:

  • A única arma capaz de derrotar a burrice é o pensamento;
  • O confronto atual não é entre direita e esquerda, mas entre os que pensam e os que não pensam;
  • O vazio de pensamento não é silencioso, mas repleto de clichês, frases prontas e repetições;
  • Se não houver limites para a idiotice, resta isolar-se e estocar alimentos;
  • A burrice, tanto como categoria cognitiva quanto moral, venceu;
  • Se a linguagem nos tornou seres políticos, a destruição da linguagem nos tornará o quê?;
  • Precisamos resistir em nome de um diálogo que torne o ódio impotente.

Escola sem partido

Aí vejo professores apoiando uma excrecência denominada “Escola sem partido”. Uma burrice !

Aí observo que muito professor “batedor de panela” apoia, se cala ou se omite sobre o fim do projeto “Ciências em Fronteiras”, diminuição de bolsas de pós-graduação (algumas delas usadas por batedores de panelas ou seus filhos de maneira fraudulenta) e outros atentados terroristas à educação do povo brasileiro. Burrice !

Fico com a opinião e visão de Quintana e Einstein, e me recuso a estocar alimentos.

É invencível e não tem limites. E vai piorar. Basta ver a imagem deste post onde uma mãe, clama pelo bordão de que a “escola deve ser sem partido” e diz que professores não são educadores. Burrice ? Não ! Estupidez plena !

Num modelo de pseudo democracia que vivemos, onde educação virou um ótimo negócio de pai para filho, assim como a política clientelista e permissiva, temos que admitir: a burrice é de conveniência.

Gostaria de ver resposta para UMA pergunta: O mundo acabou ou não?

Imagem: Reprodução Internet (Facebook)

P.S. O texto original de Eliane Brum pode ser lido em Brasil.Elpais

 

(*) Revisado em 23mar18

5 comments for “A burrice é invencível

  1. 20/03/2018 at 16:27

    Uai professor Evandro, quer dizer que só quem não é de esquerda e ganha bolsa as usa de forma fraudulenta ?
    Será que na esquerda não existem casos na mesma proporção ?
    O senhor decerto acha correto o professor implantar preceitos comunistas na cabeça dos jovens, não é mesmo ?
    O senhor acreditaria que na UFES , Universidade Federal do Espírito Santo, está sendo considerada a hipótese de inserir na grade curricular uma cadeira sob o singelo nome “O GOLPE DE 2016 ?”
    A verdade é que o PT ocupou as vagas com pessoas aderentes à sua filosofia e não aceita quem pensa diferente.
    Este modelo de governança BOLIVARIANISTA seria implantado neste pais se não fosse descoberto o MENSALÃO e depois dele o PETROLÃO, CORREIÃO e outros casos de CORRUPÇÃO em várias áreas do governo.
    Os professores são em sua imensa maioria formadores de opinião e uma vez dotados de pensamento marxista-leninista-stalinista-gramscista formarão alunos com a mesma linha de raciocínio.
    É contra isto que se insurgem as pessoas que dizem ESCOLA SEM PARTIDO…
    Escola é lugar de se aprender conceitos associados ao Português, Matemática, Ciências (Física, Química, Biologia), Geografia, História, Artes, Educação Física, Educação Moral e Cívica (até hoje não sei porque foi retirada da grade curricular), além dos idiomas mais falados no mundo (inglês, francês ou espanhol).
    Sou totalmente contra ficar inserindo conceitos ligados à IDEOLOGIA DE GÊNEROS, desqualificando os valores familiares.
    Também sou contra se ensinar RELIGIÃO nas escolas, porque esta é uma missão das IGREJAS sejam de que linha forem.
    Finalmente, a burrice não está só na direita.
    Quem defende o que acontece em Cuba, jamais esteve lá ou apenas teve a oportunidade de ouvir quem é amigo do rei. Eu estive naquele país por 4 vezes. Tem coisas admiráveis como no mundo dos esportes, mas, longe de dizer que o povo é feliz com a ração mensal que recebe. isto é balela. Se isto fosse verdade, milhares não teriam morrido tentando deixar o país e morrendo na famosa baía dos Porcos. É preciso ir lá e consultar sobre liberdade de expressão, liberdade de imprensa, sobre como é viver em tudo que pertence ao estado. Pergunte o que é ser empreendedor e como é ser amigo do rei e viver no país sem ser amigo do rei.
    E falar sobre a China como exemplo de comunismo ?
    Vá lá e tente viver como um trabalhador comum, mas, não fique restrito às grandes cidades. Se mova para o interior…
    E finalmente citar Noruega, Dinamarca, Islândia ou Suécia como exemplos de onde a IDEOLOGIA DE GÊNEROS foi implantada à exaustão é muito complicado aceitar.
    Desculpe-me a extensão do texto.

    • 23/03/2018 at 14:42

      João Duarte, conheço professores da UFES, alguns excepcionais em qualidade. Trabalhei em TI com alguns deles. Não são petistas. Mas quando você escreve “… na verdade …” me dá uma preguiça danada.
      Verdade de quem ? SUA? de seu grupo? Dos grupos que você representa?
      Várias universidades do país estão criando o curso que você cita, porque é a VERDADE.
      Para quem, como você, apoiou o golpe e de maneira covarde, agride a pessoa da ex-presidente (nem levo em conta as agressões e desrespeito aos petistas pois sei como são estes adestramentos ideológicos) é normal resumir tudo na culpa ou ignorância dos “esquerdopatas”.
      Entendi o seu texto todo. Você não entendeu ESTE POST. Desviou o assunto, com sempre… POSTS são assim, escreve-se sobre UM TEMA, coloca-se UMA ou duas palavras-chave e aborda-se uma opinião/ideia. Esta sua lógica de querer falar de tudo e misturar estações, dá muita preguiça.

    • 23/03/2018 at 14:43

      A extensão do texto não me incomoda… Incomoda você querer falar de coisas que não sabe, que mal “ouvi falar” e querer que a gente responda tudo de uma vez. Meta os pés pelas mãos o quanto quiser. Só não conte com a minha cumplicidade. Tá desculpado, desta vez! 😉

  2. Brucy
    28/05/2019 at 01:44

    O choro é livre o Lula não!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.