Formiga - Imagem retirada

Formiga uma pequena guerreira

Formiga Olímpica

Este post começou a ser escrito lá por volta do ano de 2005, ou muito antes que a ideia deste blog tomasse forma. Começou quando vi uma jogadora de futebol feminino chamada Formiga atuar. O Brasil ainda nem tinha pleiteado a ser sede de Olimpíada, entretanto, já devia ter apresentado cartas de intenções estava “negociando a escolha”.

Sou defensor da realização do Pan, Mundial de Futebol e Olimpíada desde que me entendo por gente, e sei dos problemas extra-esporte, que estes eventos podem acarretar. Contudo, fechamos um ciclo que poucos países/cidades tiveram oportunidade de desfrutar e os brasileiros de bem mereciam.

As festas de abertura e encerramento, especialmente as aberturas da Copa do Mundo e Olimpíadas, foram excepcionais mas, por outro lado, complexados e seus serviçais não conseguiram ver.

Medalhistas

Schimdt (Vôlei de Praia), Ágata (Vôlei de Praia), Isaquias (Canoagem), Kahena (Vela), Thiago Braz (Atletismo), Neymar (Futebol), Hypólito (Ginástica), Wu (Tiro), Okimoto (Maratona Aquática), Maicon (Taekwondo), Serginho (Vôlei), Rafaela (Judô) e Robson (Boxe) são alguns dos medalhistas que estão sendo homenageados (muito justamente) por tudo e por todos.

Justas homenagens, todos com história de superação, de vida, todos exemplos. MENOS UM: Neymar ! Ô GAROTO, se enxerga. Você tem muito dinheiro, mas sua educação ainda tá longe de compreender que respeito não se compra. Ninguém tem que te engolir. Evolui !

Nunca antes

Desde a escolha do Brasil para o Pan 2007 os detratores do país, acometidos de Complexo de Vira-Latas crônico, rosnaram a todo momento e até torceram pelo fracasso. Certamente, sinto muito (ironia, viu ?), perderam o melhor da festa. O Brasil e os brasileiros mereciam estas competições. Sinto vergonha é de brasileiros que escreveram e vociferaram sobre nossos problemas e incapacidades. Recalcados é pouco,  e todavia, prestar-se para lacaios de mídia e de políticos não os qualificam em nada.

Nunca antes na história deste país atletas se prepararam para melhorar nível geral dos resultados. Houveram decepções, compensadas por surpresas. Melhoramos nas medalhas de ouro, de prata e bronze; no geral, e se considerarmos que até o décimo lugar na classificação final, constataremos que a evolução foi como na meta estipulada.

Os problemas são naturais. Erros menos graves do que os que estão acontecendo em qualquer país do mundo.

Formiga

Com as brilhantes histórias de superação, fica difícil escolher um atleta para homenagear. Não foi preciso pensar muito.

Formiga é o nome dela. Nascida Miraildes Maciel Mota, em 1978, é negra, mulher e joga futebol, duas vezes vice-campeã olímpica e uma vez vice-campeã mundial de futebol feminino vestindo a camisa da seleção brasileira. É a única jogadora de futebol do mundo a ter participado de cinco Olimpíadas, desde que o futebol entrou nos jogos.

Cinco olimpíadas, 38 anos e jogando futebol com categoria, portanto, você é a pessoa que escolho para homenagear a todos os brasileiros que participaram dos jogos Rio 2016.

Desculpas

Enfim, peço desculpas para todos aqueles tolos com os quais discuti e defendi a realização destes eventos. Tenho certeza que houve corrupção, uma auditoria independente e séria detectará fraudes. Se os Tribunais de Contas não punirem, será lamentável. Se os brasileiros não souberem aproveitar o “legado” será incompetência da nossa parte (já está sendo dilapidado).

Dessa forma, peço muitas desculpas (ironia, viu?) por eu ter tido razão o tempo todo. O brasileiro mais do que mereceu estas competições.  Vocês estavam errados, como sempre, quando assumem uma postura sem medo de arriscar e depois viram isentões de péssima índole.

Não sei se estarei vivo para ver outro Pan, Copa das Confederações, Copa do Mundo e Olimpíada no meu país. Mas rendo-me todas as minhas homenagens a esta “Formiga”. Uma guerreira dentre tantas(os). Pra frente é que se anda.

Só tenho que, com toda a certeza, ser eternamente grato a todos o atletas olímpicos, com ou sem apoio oficial, e meu muito obrigado, Formiga !!!

 

P. S. Vira-latas, uma vez que vocês “venceram” (#SQN), continuem comemorando de onde vocês pararam.

 

Imagem: Reprodução Internet (retirada conforme solicitação formal de PicRights.Com)

Nota do Autor

Reitero, dentre outras, o pedido feito em muitos textos deste blog e presente na página de “Advertências“.

  • Observações, sugestões, indicações de erro e outros, uma vez que tenham o propósito de melhorar o conteúdo, são bem vindas.
  • Coloquem aqui, nos comentários ou na página do Facebook, associada a este Blog, certamente serão todos lidos e avaliados.
  • Alguns textos são revisados, outros apresentam erros (inclusive ortográficos) e que vão sendo corrigidos à medida que tornam-se erros graves (inclusive históricos).
  • Algumas passagens e citações podem parecer estranhas mas fazem parte ou referenciam-se a textos ainda inéditos.

Agradeço a compreensão de todos e compreendo os que acham que escrevo coisas difíceis de entender, é parte do “jogo”.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.