Circuito dos Cristais (AME)

Passeio bate e volta a partir de BH (31)

Inspirado em um artigo do site cultural sobre Minas Gerais, resolvi construir roteiros de passeio e recomendá-los aos leitores do blog. Atividade de um ou dois dias, voltadas para o lazer, descanso e cultura. Passeio do tipo em que se vai cedo, almoça e volta ao final do dia ou no dia seguinte comum pernoite.

Algumas cidades e localidades possuem um rico acervo natural, cultural e turístico, que podem ser visitadas mais de uma vez. Consistem numa ótima opção de passeio para os habitantes da Belo Horizonte, das cidades Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) e excelentes opções de cartão de visitas quando formos anfitriões de alguém de fora de Minas Gerais.

Um passeio bate e volta para quem tem fôlego e gosta de emoção.

Inauguração

Foi inaugurado, oficialmente, no meio do Cerrado, numa mistura dos circuitos de grutas, da Estrada Real, do Grande Sertão e Veredas de Guimarães Rosa, encontramos neste final de semana no Circuito dos Cristais, pista de corrida, autódromo internacional, espaço multiuso, bem no meio do cerrado mineiro. Se o nome fosse Circuito Pequizeiro seria apropriado.

As provas aconteceram no sábado e domingo (3 e 4) e nesta quarta haverá a chegada final do tradicional Enduro da Independência para motocross.

Localização

Distante a aproximadamente 160 km de Belo Horizonte (passando pela Br040 até o trevão de Curvelo e por dentro da cidade) chegamos facilmente ao circuito. Se resolvermos ir por Cordisburgo a distância e o tempo de viagem ficam reduzidos mas um pequeno trecho ainda encontra-se em recuperação e pavimentação.

Infraestrutura

O autódromo foi inaugurado, oficialmente, com uma provas de motociclismo e automóveis. Uma maratona no sábado e no domingo. Ir e voltar no mesmo dia e ver todas as provas e treinos é correria. A cidade de Curvelo se prepara com toda a infraestrutura para receber provas até internacionais, muito em breve. Ainda este ano duas provas das maiores categorias do Brasil: Stock-Car e Fórmula Truck. Imperdíveis.

Esta será uma forte opção de passeios de final de semana. Várias pessoas usaram o evento para “esticar” visitas às grutas, Diamantina, Curvelo, Cordisburgo e outras cidades da redondeza.

Definitivamente, uma nova opção de lazer para agradar muita gente de Belo Horizonte e aos visitantes que recebermos. Está sendo construída uma cidade dentro de Curvelo. Um complexo turístico como poucos no continente.

Foto: Agencia Minas Esportes – AME

2 comments for “Passeio bate e volta a partir de BH (31)

  1. Maria Celeste Gonçalves Campos
    06/09/2016 at 18:11

    Evandro, nosso estado é muito bonito! Há um ano atrás fizemos uma viagem de Itajubá a Petrópolis, passando por Cristina, São Lourenço, Lima Duarte, até o trevo da BR 40 que acessa Juiz De Fora. Lindas montanhas, um céu incrivelmente azul, bons restaurantes na beira da a estradas e etc. ..A região da serra da Mantiqueira também é muito bonita. Enfim qualquer hora você vai ter que propor alguns bate volta de uns 5 dias. Aqui em.Sorocaba tem um grupo de jipeiros que frequentemente viajá para esses locais que eu citei. Não é tão longe daqui.

  2. 09/09/2016 at 00:09

    RSRSRS …
    Bate e volta de 5 dias é férias
    😉
    Estes roteiros que publico é para animar e dar opções aos belo-horizontinos a receberem pessoas que são mineiras e nunca vem a BH e não conhecem nossos circuitos no entorno da Região Metropolitana…
    A Dra., quando vier aqui, pode escolher um dos roteiros que iremos juntos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.