Dia do Programador

Os dias do programador

Dia comemorativo

Já escrevi, em posts anteriores e repito neste, detesto estas datas que são usadas para dia disto e daquilo. Assim como no “Dia do Motociclista” algumas datas são purpo ilusionismo. Só funcionam as que o comércio quer, portanto, servem ao consumismo e capitalismo selvagem. Em outras palavras, se não serve para ligar o botão de consumo da patuleia, não presta como dia comemorativo. Com o dia do programador, é um pouco mais misterioso.

Certamente, na falta de assunto melhor (eu queria falar da maculosa ou do Cunha, mas vou aguardar) é divertido ver o que as pessoas pensam sobre determinados assuntos.

Datas históricas

Em um 12 de setembro, de acordo com registros na Internet, existem fatos que marcaram o dia (se alguém souber de alguma data que não aconteceu nada de relevante, avisem-me.

Em 1720 era criada a Capitania de Minas Gerais.

Francis Scott Key, no ano de 1814, compunha The Star-Spangled Banner, o hino estadunidense.

Na cidade de Diamantina,  em 1902, nascia Juscelino Kubitschek, em Diamantina (MG), o político brasileiro (falecido em 1976).

Em 1936 era inaugurada no Rio de Janeiro a maior rádio da história do país, a Rádio Nacional.

O discurso de John F. Kennedy, proferido num 12 de setembro de 1961, inaugurava a corrida espacial para chegar à Lua.

Desta forma, só posso dizer: Legal, né?

Por outro lado, o leitor não conseguirá entender como sobreviveu até hoje sem saber destas datas e como comemorá-las.

Assim sendo, é hoje, o dia do programador de computadores.

Dia do Programador

Existe na hierarquia da informática, conhecida em priscas eras como processamento de dados, a categoria denominada programador. Aquele cara que no passado era considerado gênio, que nunca teve e nunca terá a profissão regulamentada e que era considerado uma subespécie ante o todo-poderoso da categoria, o analista de sistemas. Estou falando do Programador de Computadores aquele eterno incompreendido que começa de estagiário e sonha com bits e bytes até acordado.

Por exemplo, tem Dia da Informática, Dia do Analista de Sistemas, Dia do Computador e dois dias dedicados ao programador. Sempre trabalhamos mais do que todos e merecemos dois dias no ano. Fui, com muito orgulho, um programador de código aberto e os programadores nunca passam à condição de ex. Não tinha e não tenho medo de mostrar os códigos (programas) que faço (tem muito tempo que não faço – rsrsrs).

Surpreendentemente, ou não, a curiosidade é que os dias do programador são ou dia 12 de setembro ou 13 de setembro.

Porque duas datas ?

Por que o número mágico da informática é 256 (256 cores, 256 caracteres etc etc etc) que vem a ser alguma potência de 2… a partir daí temos 512, 1024, 2048, 4096 bytes, bits, Gigas, Megas, Teras… entenderam? Claro que não, tem coisas que aqueles que não são do ramo nem sabem o quão são importantes.

Daí, quando temos um ano bissexto, o dia 256, do calendário juliano, cai em 12 de setembro, e 13 de setembro quando não é bissexto. Portanto, é isto que fazemos a vida inteira… o universo é binário e orientado a objetos.

Feliz Dia do Programador !!!

P. S. Em anos bissextos, o Dia do Programador é 13 de setembro, a publicação está certa, portanto este texto serve para chamar atenção para a origem desta data comemorativa.

 

Imagem: Vida de Suporte

P. S. –  Reitero também o pedido feito em muitos momentos da vida deste blog e presente na página de “Advertências“. Observações, sugestões, indicações de erro e outros, uma vez que tenham o propósito de melhorar o conteúdo, são bem vindas. Coloquem aqui nos comentários ou na página do Facebook.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.