Matriz de Santo Antônio - Ouro Branco

Passeio bate e volta a partir de BH (35)

Inspirado em um artigo do site cultural sobre Minas Gerais, resolvi construir roteiros de passeio e recomendá-los aos leitores do blog. Atividade de lazer e turismo, que pode ser feita em um ou dois dias, voltadas para o descanso e com fortes doses de história e cultura. Passeio do tipo em que se vai cedo, almoça e volta ao final do dia ou no dia seguinte com um pernoite.

Um passeio bate e volta deste post tem muita história. Integrante de dois circuitos que fazem sucesso no Brasil e no exterior (Estrada Real e Circuito do Ouro). A cidade de Ouro Branco é das poucas que, encerrado o  Ciclo do Ouro e a opulência no Brasil Colônia, mudou seu perfil e modernizou-se.

Ouro Branco

De certa forma é fácil descobrir porque Ouro Branco. Miguel Garcia, um bandeirante, ex-integrante da bandeira de Borba Gato, instalado no início da Serra do Espinhaço, área habitada primitivamento pelos índios Carijós, no final do século XVII, desgarrado daquelas bandeiras que seguiam até Sabarabuçu, achou ouro esbranquiçado. Ouro Branco.

O arraial foi elevado à condição de freguesia em 1724,sendo considerado das localidades mais antigas de Minas elevada à condição de freguesia.Possui inúmeras atrações e sua condição de município industrializado colocou-a numa situação diferente dos demais daqueles circuitos.

Atrações

Além dos atrativos naturais, preservados na maioria das cidades históricas de Minas Gerais, Ouro Branco possui conjunto arquitetônico e paisagístico, fazendas históricas e patrimônio tombado pelo IEPHA.

Atrativos Culturais

  • Gameleira
  • Casa de Tiradentes
  • Estrada Real

A Estrada Real possui trechos originais do caminho antigo que podem ser atingidos até por passeio a cavalo. A ultrapassagem da Serra de Ouro Branco era caminho obrigatório para atingir Vila Rica, Sabarabuçu e mais ao longe, Diamantina.

Diz a lenda que na gameleira que fica às margens da Estrada Real, foi pendurada a perna direita de Tiradentes. Ainda nas proximidades da gameleira existe construção que teria abrigado diversas reuniões dos Inconfidentes.

Atrativos Naturais

A região é excelente para camping, trekking, passeio de motos e off-road, montanhismo e outros que exijam contemplação e preservação da natureza.

  • Cachoeira de Itatiaia
  • Parque Estadual Serra de Ouro Branco
  • Lago Soledade

Destaque que o Lago Soledade é abastecidos por inúmeros rios e riachos e abastece as bacias do Paraopeba e Rio Doce,servido a água em todo o município de Ouro Branco.

Casario e Arquitetura

São construções da sede do município e merecem visitação, dentre outros:

  • Igreja de Santo Antônio
  • Antiga Casa Paroquial
  • Casa de Tiradentes
  • Capela Nossa Senhora Mãe dos Homens
  • Matriz de Santo Antônio
  • Praça de Eventos

A Matriz de Santo Antônio é das construções paroquiais mais antigas de Minas e até do Brasil. Especula-se que demorou mais de 60 anos para ser construída. Possui certidão de casamento datada de 1717 e tem obras de Mestre Ataíde e Aleijadinho. Possui altar com aplicações em ouro e representa diversas fases do Barroco Mineiro.

Infraestrutura

Acidade possui completa infraestrutura para abrigar e acolher seus visitantes. Serviços básicos para qualquer viajante, hospedagem, alimentação e outros.

Para chegar à cidade, partindo de Belo Horizonte, deve-se seguir pela Br040 e com pouco menos de 100km atinge-se os limites da cidade. A cidade é servida de ônibus partindo da capital e de todas as cidades vizinhas como Conselheiro Lafaiete, Congonhas, Ouro Preto e Mariana. Visitantes originados de Rio de Janeiro, Vitória, São Paulo e cidades da Zona da Mata e Sul de Minas, não precisam atingir a capital para depois ir a Ouro Branco.

Imagem: AleBastos

2 comments for “Passeio bate e volta a partir de BH (35)

  1. Eliphas S.B.Avelar
    02/10/2016 at 09:01

    Adoro Minas Gerais!!! mas fico só na vontade,por morar tão distante. Goiânia-Go

    • 02/10/2016 at 11:06

      Aliphas, morei durante dez anos em Brasília (730km), de Goiânia a BHZ são 1000 km. Posso te garantir, um final de semana prolongado, mesmo de ônibus, é possível você vir e conhecer ao menos 6 lugares que serão inesquecíveis. Venha, estamos te esperando… As Jabuticabas estão começando a aparecer…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.