Trem das Cachoeiras

Passeio bate e volta a partir de BH (37)

Inspirado em um artigo do site cultural sobre Minas Gerais, resolvi construir roteiros de passeio e recomendá-los aos leitores do blog. Atividade de lazer e turismo, que pode ser feita em um ou dois dias, voltadas para o descanso e com fortes doses de história e cultura. Passeio do tipo em que se vai cedo, almoça e volta ao final do dia ou no dia seguinte com um pernoite.

Para não dizer que não falei de flores…

Um dos leitores dos post de passeios bate e volta reclamou. Percebi que a reclamação estava correta. Os passeios iniciais desta série foram muito voltados para adultos e pessoal aventureiro, idosos e crianças enfrentariam restrições de alguma forma.

Resolvi descrever uma opção bem ligth. Sem muitas exigências (quase), mas com muita qualidade.

Maria Fumaça na Grande BH

Um passeio implementado pouco tempo atrás é o da Maria Fumaça de Rio Acima, o nome dela é Elisabeth. Distante apenas 35 km de Belo Horizonte, Rio Acima é quase integrada a Nova Lima e Raposos, pertencem à mesma Comarca.

Os horários e as condições do passeio são apropriados para incluir crianças, terceira idade e fazer um passeio relax e cultural.

A Maria Fumaça é de 1924, bem reformada, e fará um percurso de aproximadamente 7 km, numa viagem que dura menos de 55 minutos, margeando o Rio das Velhas e o caminho do ouro da Estrada Real, na região do Circuito Turístico do Ouro.

A Maria Fumaça, mineiro não chama isto de trem, tem vagões novos e bem tratados, as paisagens são típicas das montanhas de Minas e cidade do interior, e, talvez por isso, muitas expectatvas não devem ser criadas pois é um passeio simples e muito agradável.

Atenção para o horário de saída da Maria Fumaça: 10h, 13h, 14h30 e 16h (Sábados, Domingos e Feriados).

Os preços variam de R#13,00 (meia) até R$32,40 (inteira), dependendo do vagão escolhido (Panrâmico ou Comum).

Telefone para informações 31 35452947 (Ligar para confirmar)

Cachoeiras 

A região é farta em cachoeiras, a maioria em terras particulares ou reservas de proteção ambiental. Cachoeira das Rosas, Mingu., Índio, Sansa, Viana, Chica Dona. Algumas tem acesso bastante complicado e difícil. Não aconselhável para crianças. Exigem longas e difíceis caminhadas.

Cachoeira do Viana

Quatro quedas d´água formando um atrativo conjunto de cachoeiras. Em Rio Acima atravesse ponte sobre o rio das Velhas, na praça principal seguir em frente passando ao lado da rodoviária, após a linha férrea entrar à direita (asfalto), seguir por 1 Km sentido bairro Jatobá, passar em frente à Secretaria do Meio Ambiente e Turismo, seguir mais uns 50 m, entrar à esquerda, atravessar o bairro jatobá, no final seguir por 1 Km chegando na Capela Santa Luzia, bifurcação à direita, vai para Cocho D’agua, a esquerda vai para a cachoeira Viana. A partir daqui você verá placas de sinalização indicando o Condomínio Tangará, chegando na portaria fazer retorno à esquerda, seguir por cerca de 2 Km, chega-se à cachoeira do Viana.

Cachoeira Chica Dona

Localizada entre Rio Acima e Itabirito, possui mais de 60 metros de altura. No Condomínio Tangará, seguir cerca de 3 Km até a Taberna Brasil, e 500 m adiante pegar estrada da Alcan, seguir à direita por mais 3 Km.

Caminho do Sabarabuçu

Para chegar ao Sabarabuçu, Rio Acima tem sua estrada carroçável. Destruída em muitos pontos pelo tempo e com habitantes capazes de reproduzir histórias de um tempo bem longe.

O Caminho do Sabarabuçu foi integrado ao traçado da Estrada Real como uma extensão do Caminho Velho que abrange, em cerca de 150 quilômetros, as cidades de Cocais (distrito de Barão de Cocais), Caeté, Morro Vermelho (distrito de Caeté), Sabará, Raposos, Honório Bicalho (distrito de Nova Lima), Rio Acima, Acuruí (distrito de Itabirito) e Glaura (distrito de Ouro Preto).

Feira Fundo de Quintal

É uma feira de artesanato e de  gastronomia. Proposta para apresentar aos visitantes e habitantes da região as diversas manifestações culturais, trazendo momentos de lazer e valorização dos artistas locais. A feira acontece no centro de Rio Acima, na Praça Prefeito Milton Gonçalves dos Santos, duas vezes por mês.

Serra do Gandarela

Parte integrante da área de preservação conhecida como Serra da Gandarela. Maiores detalhes deste passeio foram narrados em post especial do Parque Nacional da Serra do Gandarela.

 

Como chegar em Rio Acima

De carro

Saindo de Belo Horizonte no sentido BH Shopping, desça a serra pela MG-030 sentido Nova Lima. Passe por Nova Lima e chegará a Rio Acima rapidamente.

De ônibus

Linha 3838 – Belo Horizonte-Rio Acima – R$ 5,40

Ponto final na Rua Rio Grande do Sul, esquina com Tupinambás (atrás do Shopping Tupinambás). Descer no ponto final de frente o complexo da Estação Ferroviária de Rio Acima (próximo da Câmara Municipal)

Sábados: partidas a cada 30 minutos (aproximadamente) de 7h as 23h30m

Domingos: partidas a cada 60 minutos de 6h as 23h30m

Curiosidade

O nome da Maria Fumaça e do passeio foi escolhido pelos estudantes da cidade. “Trem das Cachoeiras”:

1) Mineiro não chama trem de trem.

2) A Maria Fumaça não passa por nenhuma cachoeira.

Somos assim mesmo !

Foto: Davonê Pimentel

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.