Prefeitos

Conselhos de quem conhece a municipalidade

Alcaide

Trabalhei, por muitos anos, numa empresa municipal de sistemas de informação. Isto significa que, bem ou mal, somos obrigados a conhecer sistemas e processos típicos de uma administração Municipal. Conhecer processos de uma administração pública de grande porte, como aconteceu comigo e a cidade de Belo Horizonte.

Os problemas das cidades são bem parecidos, alguns mais complexos por conta do tamanho do município. Outros independem do porte da cidade, e na maioria dos casos a origem dos problemas é a mesma: Faltam recursos financeiros. O que, quase na totalidade, é uma falácia.

Sim City

Assim, acredito que eu posso contribuir com o alcaide eleito de Belo Horizonte. Sei que ele não pediu, sei que ele nem me conhece, e como não sou eleitor dele, fico à vontade para dar palpites. Tem um jogo de computador que me ajudou muito. Sim City. E ajudaria qualquer alcaide.

Prefeito (também conhecimento como Alcaide na Idade Média), #FicamasDICAS

Sistemas de Informação

Apoie-se em sistemas de informação. Não venda as informações dos munícipes, como tentou fazer seu antecessor. Mesmo que não tenha assessores especialistas em sistemas de informação, acredite, com computadores tudo é possível (menos reverter a morte, é claro!).Use e abuse de recursos de redes digitais, compras eletrônicas não presenciais são muito saudáveis. Reforce procedimentos de segurança digital e bote pra quebrar.

Burocracia

Mostre que você tem razão quando ficou sem pagar o seu IPTU. Faça uma revisão racional de todos, amplie a base de pagamento e crie faixas diferenciadas por qualidade e valor venal do imóvel. Pense fora da caixinha!

Faça um pente fino nas fiscalizações e abrangência de tributos e impostos. Cobre ISS de quem pode pagar, elimine remissões. Procure as sonegações e poderá diminuir impostos. Trabalhe na avaliação de repasses de recebimentos. Lembre-se, você prometeu !

Maus Pagadores

Cobre débitos dos caloteiros (Opsss!) mas não caia na onda dos financistas. Só mande para cartório as dívidas grandes ou de devedores contumazes  (Opsss!). Faça uma auditoria da dívida. Veja que deve mais e a mais tempo (Opsss!). Não caia em tentação para vender a dívida ativa para bancos e financeiras. O cidadão tem lá seus motivos para pagar impostos. Quem tem somente UM imóvel não é para especulação. Quem tem vários imóveis comerciais deve manter impostos em dia pois os inquilinos pagam esta conta. Mostre que você mereceu o voto da maioria!

Orçamento Participativo

Ouviu falar de Orçamento Participativo? Então esqueça. Pode inventar outro nome, mas pense no mecanismo de otimização dos investimentos em obras de menor porte, intervenções locais, rapidez na execução, menos burocracia do início ao fim e participação do cidadão que será beneficiado diretamente. Assim como você prometeu, coloque o povo da BHTrans para consertar as lambanças que eles fizeram durante décadas. Você prometeu !

Servidores

O mais importante, valorize profissionais servidores municipais. Nem todos merecem mas valorize os com salários mais baixos. Pode parecer populismo, e é. Não ligue. Importante é ter professores, agentes de saúde e outros tantos “barnabés” sendo mais valorizados, é fácil e nem sempre exigem grandes aumentos de salário.

Promessas

Nenhum é candidato a alcaide é obrigado a prometer nada. Não vai ser fácil. A grana vai ser mais curta do que você imagina. Seja criativo e cerque-se de profissionais de qualidade. Fuja dos políticos e cartinhas sugerindo emprego para apaniguados.

Lembre-se, você prometeu !

Charge: Don André

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.