Aquário Zoo BH

Passeio bate e volta a partir de BH (39)

Inspirado em um artigo de um site cultural sobre Minas Gerais, resolvi recomendar roteiros de passeio, atividade que pode ser realizada em um ou dois dias, com puro lazer e cultura, algo do tipo sai cedo de casa, almoça e volta ao final do dia ou pernoita e volta no dia seguinte. A ideia destes passeios em gastar pouco e a opção realizar o passeio  no mesmo dia é um dos maiores motivadores.

Mais uma vez a atração do post é dentro de Belo Horizonte. Atração que existe há muito tempo e que tem sido reformulada e renovada nos últimos anos. Quem visitou o Zoológico, há mais de 20 anos, não conhece mais. Moradores de cidades vizinhas e visitantes em Belo Horizonte, especialmente os que tem filhos pequenos, podem aproveitar este passeio de maneira excepcional.

Zoológico

Inaugurado em 1959o Jardim Zoológico de Belo Horizonte passou a ter importantes funções ao longo dos anos. Além de ser um tradicional local de lazer, com animais de vários países, contribui para aumentar o conhecimento das pessoas sobre as espécies da fauna ameaçada de extinção no Brasil e no mundo e sobre a importância de todos ajudarem na conservação da biodiversidade e dos bens naturais. (Wikipedia).

Desde 1991, foi incorporado, como departamento, à Fundação Zoo-Botânica de Belo Horizonte e passou a ter uma gestão e atuação mais ampliada do que simplesmente um local de bichos fora de seu habitat natural. Evoluiu na área de pesquisa, reprodução animal e educação ambiental.

Em 2008, durante as comemorações do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil, foi criado o Jardim Japonês, com uma área nobre de 5 mil m2. O jardim traz, em sua concepção, a filosofia Zen de busca de naturalidade, serenidade, assimetria e simplicidade, consistindo-se de um belíssimo espaço de contemplação.

Em 2010, foi criado o Aquário da Bacia do Rio São Francisco. Como mais uma opção de lazer e educação para o visitante, o Aquário difunde a flora, a fauna e a cultural do São Francisco.

Em 2011, o Jardim Zoológico foi promovido pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama) da categoria “B” para a – categoria “A” na classificação dos “jardins zoológicos públicos”.

O Jardim Zoológico e Botânico de Belo Horizonte abriga uma grande diversidade de animais e plantas de várias partes do mundo e seu plantel é composto por mais de 4.100 indivíduos da fauna brasileira e exótica, de cerca 270 espécies, divididos em grupos como mamíferos, aves, répteis, anfíbios, peixes e insetos.

O espaço do jardim zoológico e botânico de Belo Horizonte é um espaço privilegiado para educação ambiental e motivacional para belíssimas fotos com elementos da natureza que não temos oportunidade de ver no dia-a-dia.

Serviço:

Jardim Zoológico e Jardim Botânico
Funcionamento: Terça a domingo, das 8h30 às 17h (entrada permitida até uma hora antes do fechamento).
Informações: (31) 3277-8489

Imagem: Centro Educacional Luz Sublime

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.