Artesanato Inhaúma - Cleusa de Jesus

Passeio bate e volta a partir de BH (40)

Inspirado em um artigo de um site cultural sobre Minas Gerais, resolvi recomendar roteiros de passeio, atividade que pode ser realizada em um ou dois dias, com puro lazer e cultura, algo do tipo sai cedo de casa, almoça e volta ao final do dia ou pernoita e volta no dia seguinte, dependendo da distância.

Mais uma vez a atração do post é próximo a Belo Horizonte. Que pode, num passeio de mais de um dia, servir para ver outras atrações aqui publicadas (Gruta Rei do Mato, Sete Lagoas, Cordisburgo etc).

Inhaúma

Existem ao menos três versões para a origem do nome da cidade. A mais prosaica é que existia (ou ainda existe) uma bitaca (boteco de cidade grande) que a dona chama(va)-se Inhá. Mineiro bom de golo e de prosa, pedia UMA para Inhá. Daí o nome da cidade. (claro que é a melhor versão, mas a mais inverossímil).

Município de história recente, habitado por índios e que desmembrou-se de Sete Lagoas em 1948. Localizado a 83 km de Belo Horizonte, com acesso fácil e bem pavimentado pela BR 040, numa área com abundância de argila, proporciona no artesanato de barro uma das suas maiores riquezas. Telhas de Inhaúma são conhecidas em várias partes do país. Seus artefatos produzidos hoje são obras de arte.

Natureza

Região privilegiada pela natureza, com vegetação e aves em estado natural, oferece espaços excepcionais para observadores de aves, da natureza e fotógrafos. Pesca esportiva e de lazer, caminhadas em trilhas, lazer e descanso são atividades possíveis a qualquer dia da semana.

Artesanato

A principal peça artesanal produzida em Inhaúma é a panela. Mas os potes e outros jarros e vasos tem sido destaque nas vendas de artesanato do estado.

A cerâmica constitui-se numa atividade de arte em barro, prática familiar utilizada por várias gerações, que teve importância econômica para a cidade e decaiu no final do século passado e que está retomando suas atividades nos últimos anos.

Parque de Lazer da Manga

Espaço público da cidade onde são realizadas as maiores festas da cidade. Carnaval, Festa da Manga, Shows e todos os eventos importantes são realizado num belo espaço,cheio de árvores (principalmente mangas), com áreas de prática esportiva, galpão coberto para shows e áreas de descanso e lazer.

Pousadas e Hotéis-Fazenda

No entorno da cidade e nas estradas de ligação com a BR 040, vários hotéis-fazenda, pousadas e empreendimentos de lazer e turismo. Locais excepcionais para descansar No que chamam de “day use” onde a pessoa paga para ficar o dia inteiro desfrutando de estruturas de hotéis cinco estrelas com altíssimas doses de natureza com possibilidade de prática da pesca, passeio a cavalo, caminhadas, banho de piscina, rios ou cachoeiras.

Inhaúma é excelente opção de passeio de um dia, bem a propósito deste blog. Saindo de BH cedinho e retornando no final da tarde. Com a opção de visita a uma das melhores grutas do Brasil, a Gruta Rei do Mato.

Imagem: Acervo Cleusa de Jesus

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.