Marketing e Kloter

Marketing com Philip Kotler

Graduação

Em primeiro lugar, minha graduação foi na área de administração de empresas, depois de passar por engenharias e matemática. Embora tenha iniciado outros cursos (Engenharia Elétrica, Civil e Matemática), só consegui o diploma de administração tardiamente. Sem dúvida alguma, das disciplinas que mais me chamou a atenção, foi o Marketing.

Talvez o fato de que o professor(*) que tive ser um apaixonado pelo tema tenha sido importante. Entretanto, o mais importante e decisivo, para a minha paixão pelo marketing, surpreendentemente, foi a bibliografia baseada no professor Philip Kotler.

Philip Kotler

Nascido em Chicago, em 1931, de pais fugidos da Revolução Soviética, Philip Kotler foi classificado,  em 2005, junto a Bill Gates, Peter Drucker e Jack Welch, um guru na área de negócios. São pessoas que podem errar, mas se escreverem ou falarem sobre alguma coisa na administração e negócios, é melhor prestar atenção e entender. Estes caras pensam as coisas ao menos 40 anos à frentes dos mortais. E não são como Einstein, Tesla, Newton, Da Vinci e outros cientistas gênios. São apenas estudiosos, observadores e pensadores.

Da mesma forma, agradeço aos livros que li do gênio Kotler, muito embora alguns tenham me remetido a ações contrárias, especialmente com o advento do Marketing Digital.

Marketing

Marketing Tradicional

O Marketing tradicional, de ponta a ponta, aquele que começava com os 4 P´s (Produto, Preço, Praça, Propaganda) morreu. Produtos e Serviços ampliaram suas concepções, produtos podem ter serviços agregados e serviços podem ser travestidos de produtos. Tudo com o propósito de variar preço em função de elementos inimagináveis, algumas décadas atrás. Enfim, o que era Praça virou o planeta Terra e Propaganda passou a ter mídias completamente imprevisíveis.

Marketing Digital

Enfim, a partir dos conhecimentos adquiridos nas leituras e “cases” que acompanhei sobre marketing, iniciei em algumas faculdades a disciplina de marketing digital. Numa tentativa de romper o tradicionalismo do marketing ensinado nas escolas, com o meu conhecimento profissional na área de tecnologia e Internet.

Alguns princípios não foram bem compreendidos por alunos e até outros professores. A maioria tratava e achava que marketing digital era (alguns profissionais ainda acham que é) o marketing tradicional aplicado às modernas tecnologias da Internet.

A princípio, pensava e penso de forma completamente diferente e tenho praticado muito nos espaços virtuais em que atuo. Os resultados comprovam as minhas teorias. Ultimamente, vejo que o conceito de 8 P´s é bem aceito pela garotada, que não entende muito bem nem os 4 P´s.

C´est la vie !

Alguns minutos

Neste momento, se fosse possível, queria poder usufruir de uma conversa com Kotler, uma vez que são poucas as mentes brilhantes nesta ciência.

Assim sendo, mesmo com idade avançada, seria gratificante conversar com ele sobre tudo o que viu e o que prevê para este mundo digital. Invejo quem tem a oportunidade de conversar com ele, sem aquele compromisso de plateia, de palestra, de conferência. Alguns minutos que poderiam se transformar em horas, mesmo que no imaginário.

Portanto, espero que Kloter esteja cercado de pessoas que pensam como eu tento ser. Trabalhamos para avançar com o seu pensamento, que é muito além do nosso tempo.

(*) –  Já que não me lembro do nome (uma grande falha minha), quando lembrar, corrijo aqui no post.

 

Imagem: Reprodução Internet

P. S. – Reitero o pedido feito na página de “Advertências” deste espaço virtual. Observações, sugestões, indicações de erro e outros, uma vez que tenham o propósito de melhorar o conteúdo, são bem vindas. Coloquem aqui nos comentários ou na página do Facebook.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.