Santana dos Montes

Passeio bate e volta a partir de BH (42)

Inspirado em um artigo de um site cultural sobre Minas Gerais, resolvi recomendar roteiros de passeio, atividade que pode ser realizada em um ou dois dias, com puro lazer e cultura, algo do tipo sai cedo de casa, almoça e volta ao final do dia ou pernoita e volta no dia seguinte, dependendo da distância.

Santana dos Montes

É um pequeno município situado a aproximadamente 130 quilômetros da capital. Chamava-se Morro do Chapéu, associado à cidade de Conselheiro Lafaiete e recebeu a denominação atual em 1948, emancipando-se em 1962.

Surgiu no auge do ciclo do ouro com a vocação de atividades da agricultura e pecuária, aproveitando-se das águas do Rio Piranga. Era fornecedor privilegiado dos tropeiros que utilizavam as diversas ramificações do circuito hoje conhecido como Estrada Real. As fazendas com suas casas-grandes, moinhos, engenhos, senzalas dominaram a região durante décadas. Integra também o Circuito Turístico Vilas e Fazendas de Minas.

História 

O casario na cidade são bem conservados e alguns restaurados. As fazendas com suas sedes que remontam a segunda metade do Século XVIII, além do belo  Largo da Matriz de Santa Ana, merecem uma visita. Na igreja é possível obras da arte barroca e pinturas de Francisco Xavier Carneiro, discípulo de Mestre Ataíde.

Natureza

Encravada na Serra do Espinhaço, a natureza da região é privilegiada e preservada dos avanços dos tempos modernos. Córregos limpos, cachoeiras, corredeiras e matas com animais variados, proporcionam opções de passeio pelas trilhas e pequenas estradas. Passeios a cavalo ou a pé são bastante utilizados.

Festas

Além das festas tradicionais que acontecem em todas as cidades do interior mineiro, como festa da padroeira, carnaval, festa junina, Santana dos Montes possui estrutura simples, mas bastante confortável, para finais de semana em que não haja concorrência com feriados prolongados. A festa da Padroeira, nos finais de semana do mês de julho, tem uma diversidade que deve ser apreciada. Além da festa da padroeira acontecem durante o ano a Festa do Rosário, Festa de Santa Efigênia, Folia de Reis e outras.

Cerveja

Recentemente, a pequena cidade ganhou notoriedade a partir da ideia de moradores de uma fazenda do município que resolveram fazer sua própria cerveja e, em 2012, montaram uma micro-cervejaria que foi ganhando dimensões além dos montes e produz uma cerveja de qualidade apreciada pelos especialistas na bebida. A Cervejaria Loba oferece chopp de qualidade e poucos, mas de muita qualidade, rótulos de cerveja.

Como chegar

Vizinho dos municípios de Caranaíba, Itaverava e Capela Nova, Santana dos Montes se situa a 18 km a Sul-Leste de Conselheiro Lafaiete, maior referência para se chegar à cidade. Existe pouca oferta de transporte público e/ou coletivo para chegar a Santana dos Montes e veículo próprio (moto ou carro) é a melhor opção. A cidade tem clima variado, dependendo da época do ano. Para os visitantes de um ou dois dias é aconselhável levar dinheiro e todos os itens necessários individualmente. Existem pousadas simples e de qualidade, bem como as opções de alimentação, embora sejam poucas, atendem a qualquer turista.

Imagem: Reprodução Cervejaria Loba

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.