Fotografai Icônica - Einstein

Fotografia Icônica – As dez mais

Fotografia Icônica

Certamente, sempre gostei de fotografia, mesmo quando não tinha condições de ter uma máquina. Por outro lado, sempre foi um hobby caríssimo e de custos só para ricos, até o surgimento das câmeras compactas e digitais. Impérios como Kodak e outros cresceram, cada vez que cobravam preços absurdos por seus produtos e serviços. Fotografia é viciante e uma arte e, da mesma forma, uma fotografia icônica é o estado da arte.

A técnica é igual a de qualquer artista que usa de uma ferramenta com o propósito de mostrar a todos sua visão de mundo. Assim sendo, a fotografia é uma arte em que se aprende até o final da vida.

Como aprendiz de fotografia sempre tive curiosidade por algumas coisas, gosto de algumas editorias (assuntos), não gosto e outros, muito embora já tenha fotografado de quase tudo. Prefiro, eventualmente. fotos de esporte e paisagens sem contudo deixar passar boas oportunidades de registrar algo diferente. Assim sendo, obtenho boas fotos de temas pouco convencionais e até mesmo fotos de cunho exclusivamente profissionais (moda, still, etc) podem ser diferenciadas.

Icônica

Entretanto, alguns hábitos são curiosos, assim que vejo ou registro um momento, fico pensando num título e numa legenda que se torne imortalara aquela foto. Prefiro fotos não triviais ao contrário daquelas que a maioria das pessoas daria título parecido ou legenda simplória da imagem. Se bem que, algumas vezes pergunto ao fotógrafo que título ele daria para sua própria foto e recebo respostas surpreendentes. E, de fato, estas interações me animam ainda mais com esta arte da fotografia.

Uma das condições de aprendizado de um fotógrafo é aprender a analisar fotografias. Entendo ainda que um fotógrafo começa a entender do assunto quando vê uma fotografia e sabe que aquilo é icônico.

Neste sentido, relaciono dez fotos que considero icônicas (sem ordem de importância ou cronológica). Fui selecionando, de cara tinha mais de trinta, fui eliminando e sobraram dez. Pensei num concurso mundial, entre fotógrafos (amadores e profissionais – juntos ou separados), para indicar as três fotos mais icônicas da história. Dificilmente, alguma das minhas dez escolhidas seriam eleitas, uma vez que gosto pelos temas e interpretações são como uma pintura.

Qual a sua opinião? Você identificaria e descreve as fotos a seguir?

Por exemplo, mostre estas fotos a alguém com menos de 30 anos e solicite que identifique-as.

Quantas seriam as pessoas capazes de colocar uma legenda específica rapidamente?

 

Foto 1

Horrores de uma Guerra

Horrores de uma Guerra

Foto 2 – Fotografia Icônica 1

Eu tenho um sonho - Fotografia Icônica 1

Eu tenho um sonho – Fotografia Icônica 1

Foto 3

The Beatles

The Beatles

Foto 4

JFK

JFK

Foto 5

Mandela

Mandela

Foto 6 – Fotografia Icônica 3

Homem na Lua - Fotografia Icônica 3

Homem na Lua – Fotografia Icônica 3

Foto 7

Usain Bolt

Usain Bolt

Foto 8

Woodstock

Woodstock

Foto 9

Fim da Guerra

Fim da Guerra

Foto 10 – Fotografia  Icônica 2

Paz Celestial - Fotografia Icônica 2

Paz Celestial – Fotografia Icônica 2

As Escolhidas

As fotografias indicadas como icônicas foram relacionadas a partir da opinião de alguém, ou originada nestas votações de Internet. Concordo com todas e elegi as três principais, IMHO, entretanto, a fotografia principal tem destaque porque a considero a mais icônica de todas.

Muito embora, dentre estas fotografias icônicas, muitas pessoas, se colocadas a identificar, não saberiam dizer o que é a foto, principalmente esta tal Geração Z, elas tem significado. Por isso a classificação de fotografia icônica.

É o sonho de todo fotógrafo, uma foto única e reproduzida no mundo inteiro, que carrega todo o simbolismo e significado que representa.

Imagens: Reprodução Internet

P. S. –  Reitero também o pedido feito em muitos momentos da vida deste blog e presente na página de “Advertências“. Observações, sugestões, indicações de erro e outros, uma vez que tenham o propósito de melhorar o conteúdo, são bem vindas. Coloquem aqui nos comentários ou na página do Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.