A confusão do guerreiro

Confusão em tempos de redes sociais

Confusão

As redes sociais, de fato, evidenciam a mais pura confusão. A frase de Miyamoto Musashi, embora tenha sido escrita há quase 400 anos é lapidar. O ensinamento foi forjado quando a tecnologia que dominava o mundo era a da construção de espadas, a frase determinística permanece eterna atual.

Já que este tipo de confusão está sendo muito comum, é melhor entender o que está acontecendo. Logo que pensei neste blog, resolvi que, questões como filosofia, comportamento em redes sociais e tecnologia, transportadas para os dias de hoje, proporcionam excelentes pautas. Comecei falando de uma Filosofia Binária e poucos entenderam.

Pescaria

Analogamente, uso a pescaria como exemplo para tentar mudar a cabeça das pessoas e as fazerem pensar e estudar. Falo da atividade de pescaria. Embora a maioria das pessoas pensem que uma pescaria é coisa de gente preguiçosa. E acham que a confusão é coisa natural. Enfim, não existe nada mais equivocado do gente que acha que pensa. Estratégia e determinação é o caminho para acabar com qualquer confusão.

Frase

"As pessoas neste mundo veem as coisas equivocadamente, e pensam que 
o que não compreendem deve ser o nada. Mas este não é o nada verdadeiro. 
É apenas confusão."

Miyamoto Musashi (1584-1645)

Miyamoto

Shinmen Musashi No Kami Fujiwara No Genshin foi um conhecido e honorável Samurai. Conforme a literatura nasceu em 1584 em Harima e morreu em 1645 em Higo. É também nominado como Miyamoto Musashi  ( 宮本武蔵 ), Shinmen TakezōMiyamoto Bennosuke, Shinmen Musashi, assim como, pelo nome budista Niten Dōraku. Foi um espadachin e ronin. Criador do estilo e da escola de luta com duas espadas chamado Niten Ichi Ryu.

Os ensinamentos do Samurai, quer na sua escola ou no seu livro, são fenomenais. Surpreendentemente, é incompreensível que muitas pessoas não pensem na ligação destes e de outros ensinamentos na vida real. Além das lutas marciais, nascidas no Oriente, somente os games de computador, especialmente de lutas, seguem a lógica do mestre Miyamoto. Por isso, admiro um esporte em que os orientais, chineses e japoneses, especialmente, são os maiores. O tênis de mesa é, na minha opinião, o esporte que mais utiliza os ensinamentos das duas espadas.

Em outras palavras, os ensinamentos de Musashi poderia ter sido criado semana passada, e teria atingindo recorde de divulgação nas redes sociais, se o povo pensasse. Tudo está transcrito e eternizado no “Livro dos Cinco Anéis“, desde 1640. Um verdadeiro tratado sobre artes marciais, guerra, estratégia e sobre a vida. Uma obra prima !

Redes Sociais

Certamente, falar ou escrever sobre a confusão, nas redes sociais, não é apropriado. É provável que ao misturamos pitadas de hipocrisia e somos dotados de ignorância nata (no sentido restrito e fundamental), o resultado é esta babel social. É praticamente impossível que consigamos resolver esta confusão.

Esta impossível avançar em questões simples, através das redes sociais. Assim como existem vantagens e coisas boas proporcionadas pela inclusão digital, existem coisas não tão boas. Por outro lado, o malefícios e ações de sociopatas tem avançado sem nenhum controle. A cada grupo ou app de rede social, as coisas só piora. A imbecilidade humana está no comando.

Einstein dizia que tinha uma certeza absoluta. E eu, humildemente, concordo com ele e acrescento que as redes sociais potencializaram esta certeza de maneira perigosa. Ele dizia que “…Duas coisas são infinitas: o universo e a estupidez humana. Mas, em relação ao universo, ainda não tenho certeza absoluta…”

Nem o maior dos Samurais nos salvaria desta confusão !

 

Ilustração: Josh Holland

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.