Gruta da Lapinha - Lagoa Santa

Passeio bate e volta a partir de BH (*)

Bate e volta em BH

Lagoa Santa, a Gruta da Lapinha e seu Museu Arqueológico estreiam a série de posts dedicados a passeios bate e volta.

Inspirado em um artigo do site cultural sobre Minas Gerais, resolvi recomendar roteiros de passeio, atividade de um dia do tipo vai cedo, almoça e volta ao final do dia, para finais de semana ou em um destes dias de carnaval ou feriados prolongados.

A dica vale muito para quem é de BH e pensa que não tem alternativas baratas de passeio e lazer.

Ideal para quem mora em BH e não tem muita afinidade com os festejos de Momo, ou quem está visitando a cidade e quer alternativas rápidas e baratas de passeios onde se possa conhecer coisas diferentes, fazer fotografias de maneira fantástica e aproveitar para relaxar e descansar.

Gruta da Lapinha e Museu Arqueológico – Lagoa Santa (MG)

Localizados no Município de Lagoa Santa (cidade arqueológica distante 35 km de Belo Horizonte), com acesso rodoviário bastante facilitado ( cuidado com horários de rush para ida e vinda de feriados prolongados pois a estrada de Lagoa Santa até a Gruta, embora asfaltada é complicada, estreita e com caminhos alternativos precários ).
É possível ir de ônibus até a Gruta.

A Gruta da Lapinha funciona diariamente das 8:30h às 16:30h, com atendimento de guias especializados. Há iluminação artificial, escadas e passarelas que dão acesso aos locais mais difíceis. Na parte externa o visitante pode conferir o museu do castelinho e o Espaço Cultural e Ambiental Dr. Lund, com exposições sobre a região da APA – Carste de Lagoa Santa.

A região de muito verde também é um convite para um agradável piquenique, e encontra-se próximo à entrada dois restaurantes que oferecem a tradicional comida mineira, além de quiosques de doces e artesanatos.

Fundado em 1970 e organizado pelo arqueólogo autodidata húngaro Mihály Bányai, o Museu Arqueológico da Lapinha, localizado no pátio de entrada da Gruta, oferece aos visitantes importantes conhecimentos sobre a paleontologia e arqueologia deste importantíssimo sítio arqueológico localizado no Parque Estadual do Sumidouro.

Grutas – Como chegar

Grutas - Mapa de Acesso

Grutas – Mapa de Acesso

 

Eu Recomendo !!!

P.S.

1) Bate e volta terá publicação semanal, prioritariamente às sextas/sábados.

2) Relate aqui a sua experiência ou alterações nas informações sobre este passeio.

Vamos passear !

 

(*) Post em processo de revisão

 

Imagem: Reprodução http://www.lagoasantamg.com.br

2 comments for “Passeio bate e volta a partir de BH (*)

  1. 24/01/2017 at 09:15

    Bacana demais esse roteiro Evandro. O site também está bem legal. Parabéns.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.