Assenge e a Democracia

Democracia, Assange, Sanders, Hillary etc

Democracia

A democracia pode ter vários significados. Os gregos, talvez, não  imaginassem a confusão arrumaram ao “criar” a palavra Democracia. Acima de tudo, imaginavam (pobres coitados !) que o povo estaria no poder numa democracia.

Uma definição simplória, a partir da composição de demokratia, composta por demos (povo) e kratos (poder). Acrescente-se que isto é uma grande falácia de que este “poder” seria obtido através do sufrágio universal.

Lembro-me da passagem do filme “Tropa de Elite“, como o personagem Capitão Nascimento, ensinando aos seus subordinados, a origem e significado de democracia. Para, logo depois, dizer “Pede para sair”.

Certamente, pouca gente entendeu a metáfora !

Democracia e Eleições

As eleições estadunidenses sempre foram, midiaticamente falando, um exemplo de democracia. Sem dúvida, um ledo engano monstruoso.

Uma discussão estéril (aliás não existe a discussão coisa nenhuma!) sobre se este ou aquele país ser uma democracia. 99% dos cidadãos do planeta tem definições completamente diferentes sobre democracia (exceto aqueles que estão sob ditaduras democráticas).

Confundem tudo, desde sistema de governo até o fato dos cidadãos votarem ou não. Sempre com o propósito de ter meias-verdades.

Não dou palpites nas “democracias” alheias, a menos que identifique brasileiros metendo os pés pelas mãos. Durante um tempo, alguns anos atrás, fui até indicado para uma posição denominada “roster advisor” para assuntos eleitorais, da ONU. A coisa desandou pois algumas pessoas, no meu país, entenderam que eu não podia falar certas coisas. Eleições, máquinas de votar e democracia são temas proibidos.

Enquanto isso, vivenciamos uma luta que não está sendo colocada na mídia global, especialmente em países pouco democráticos. Esta luta é falseada pela mídia comprometida e seus interesses escusos. A luta tratava-se da disputa do candidato do Partido Democrata, à sucessão de Obama.

Enfim, sou daqueles que, tem o ceticismo elevado para democracias bipartidárias e que acham natural as eleições feitas por “colégios eleitorais”. E os detratores criticam eleições indiretas em países socialistas e comunistas

Diante disso, a origem da minha grande desconfiança neste tipo de democracia.

Julian Assange

Aí que entra o mistério. Julian Assange (WikiLeaks), em matéria da agência EFE, escreveu que apoiaria Bernie Sanders contra Hilary Clinton, na indicação da vaga dos Democratas.

Surpreendentemente, constato que muitos brasileiros apoiaram o candidato Republicano. Lamentável !

Nem democratas e nem republicanos. Fico com a sugestão do Assange, ele tem muita credibilidade no que diz. E ainda tem cacife para provocar muitos “estragos” mundo afora.

Vamos aguardar !

Hipocrisia e Democracia

Fico com a minha opinião retratada num post intitulado “A Trincheira da Hipocrisia“.

Nesse meio tempo, em que a democracia estava sendo jogada no lixo, nossa Constituição estava sendo rasgada. As palavras de Gramsci mostram-se, cada vez mais, apropriadas e contemporâneas.

"Odeio os indiferentes. Como Friederich Hebbel acredito que 
"viver significa tomar partido". Não podem existir os apenas 
homens, estranhos à cidade. 
Quem verdadeiramente vive não pode deixar de ser cidadão, 
e partidário. 
Indiferença é abulia, parasitismo, covardia, não é vida. 
Por isso odeio os indiferentes.
Antônio Gramsci

“O Analfabeto Político” de Bertolt Brecht  traduz minha visão sobre o cidadão do “bem” brasileiro, especialmente aquele que habita redes sociais pueris e rasteiras. Em outras palavras, é a clara demonstração do quanto temos de gente covarde e analfabeta nas usando tecnologia.

Mais educação e menos tecnologia inútil !

Foto: Reuters

Nota do Autor

Reitero, dentre outras, o pedido feito em muitos textos deste blog e presente na página de “Advertências“.

  • Observações, sugestões, indicações de erro e outros, uma vez que tenham o propósito de melhorar o conteúdo, são bem vindas.
  • Coloquem aqui, nos comentários, ou na página do Facebook, associada a este Blog.
  • Alguns textos são revisados, outros apresentam erros (inclusive ortográficos) e que vão sendo corrigidos à medida que tornam-se erros graves (inclusive históricos).
  • Algumas passagens e citações podem parecer estranhas mas fazem parte ou referenciam-se a textos ainda inéditos.

Agradeço a compreensão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.