Marketing Multinível - Diário Prime

Marketing multinível (MMN) – Oportunidade ou Cilada ?

MMN

MMN é uma sigla ( alguns diriam acrônimo ) que pode ter vários significados como indicado no verbete de desambiguação do Wikipedia. Entretanto, a sigla tem um significado em português que ignora outros significados. Até para o Wikipedia, em português, MMN significa Marketing Multinível.

Este texto fala sobre esta expressão criada em tempos recentes mas que no modus operandi pode se conhecida ou confundida com pirâmides ( financeiras ou não ) e correntes.

Marketing Multinível, Pirâmides e Correntes

Publiquei, anteriormente, texto com o título ” Maldita Pirâmide Financeira” sob elevada indignação com acontecimentos e ciladas contra idosos e outros conhecidos. Aliás, pirâmide é uma coisa que aparenta credibilidade e pode dar certo em ações sociais, com o excedente revertido para o coletivo. O que não é o caso das pirâmides capitaneadas por golpistas e travestidas de negócios legais.

Além dos relatos que fiz no texto indicado, os abusos vêm aumentando consideravelmente. Incautos em tempos de crise ( muitos recebendo valores significativos de rescisões, em tempos de Índice de Desemprego elevado ) estão colocando o que resta de suas vidas profissionais nestes engodos. É de assustar, por exemplo, o clima de reunião destas pirâmides que vem sendo realizada num hotel na rua Espírito Santo, centro de Belo Horizonte.

O esquema TelexFREE

Uma destas pirâmides financeiras ganhou o nome de TelexFREE. Bem sugestivo e apropriado à ganância dos oportunistas e incautos que não conseguem ver a palavra FREE ( no sentido da língua original ) para se coçarem todos.

Segundo autoridades investigativas, a companhia de fachada obteve a maior parte de seu dinheiro a partir de investidores que entravam no esquema com a promessa de receber pagamentos caso publicasse propaganda na rede mundial oferecendo serviço de VoIP ( Voz via internet do inglês Voice over IP ). Esses “investidores” ( patos ) seriam compensados ainda ao atrair novos participantes, frequentemente familiares e amigos.

Participei de um episódio com um participante deste golpe. Ele ( um ex-amigo que me bloqueou nas redes sociais), assim como todos que entram para MMN e pirâmides financeiras, afirmava que não era pirâmide e nem corrente. Propus a ele que pagasse em meu nome, que eu faria tudo que ele me orientasse. Em outras palavras, a minha proposta era de que, assim que ele recuperasse o dobro do investido, eu continuaria e ainda o remuneraria. Ele investiu e eu comecei a publicar os anúncios conforme ele indicava, trabalhei muito, sem bem que não deveria pois o dinheiro não era meu. Assim sendo, não é necessário dizer que o esquema não funcionou e eu devo estar sendo acusado de ter boicotado o mecanismo de pirâmide.

Colchão de U$20mi

Recentemente, autoridades do Estado americano de Massachusetts descobriram uma fortuna de milhões de dólares ocultada embaixo de um colchão por um brasileiro ( Cleber Rene Rizério Rocha ). Acredita-se que o dinheiro tenha sido ligado a um esquema de Pirâmide Financeira no valor de US$ 1 bilhão da empresa TelexFREE.

As autoridades daquele país afirmam que Rocha fazia parte de uma organização que transferia milhões de dólares, supostamente associados à TelexFREE, para o Brasil, lavando o dinheiro via Hong Kong. James M. Merrill e Carlos N. Wanzeler, administradores da TelexFREE, foram acusados, dois anos atrás, de conspiração para cometer as fraudes associadas ao esquema. Merrill foi preso e se declarou culpado, por outro lado. Wanzeler, que nasceu no Brasil, está foragido – as autoridades acreditam que ele esteja escondido em solo brasileiro.

Indignação com Marketing Multinível

Ainda bem que este tipo de ganância não passa perto de mim. Nunca tive o desejo de ter dinheiro para investir nestas coisas ou enganar as pessoas para que elas fossem laranjas dos meus ganhos. Espero que eu nunca passe perto destes brasileiros que estão sendo acusados de fomentar a pirâmide ( com estes perfis maravilhosos no Instagram, Facebook etc. a coisa tá complicada… ). Mas fico preocupado com o monte de gente inocente que ainda cai na conversa de impostores, fraudadores e defensores de pirâmides que posam  como se fossem corretos e agindo dentro da legalidade.

Enfim, não quero sorrisos de nenhuma pessoa deste tipo mas todos que, que entender, de uma vez por todas, este tipo de coisa é insustentável e criminoso.

Estes operadores de marketing multinível não fazem uma correntes para doação e boas ações, como a que pedi insistentemente, por doadores de sangue. Surpreendentemente, uma corrente que provê melhoria na saúde de outras pessoas dá pouquíssimo resultado, correntes superficiais e desonestas, funcionam muito melhor.

Passando pano

De certa forma, até entendo algumas explicações que tentam diferenciar Marketing Multinível de Pirâmides, Correntes e coisas afins. Algumas atividades de MMN realmente não podem ser classificadas como Pirâmide, entretanto, não vejo nenhuma crise no verdadeiro setor de MMN. Se bem que o desmantelamento de certas pirâmides financeiras tem assustado algumas pessoas mas tem servido de incentivo para outras. A questão relativa ao investimento em criptomoedas ainda vai abrir uma ferida muito grande, especialmente com figuras públicas que não sabem onde estão se metendo.

Aceitem que dói menos, vocês não querem fugir das pirâmides quando os olhinhos brilham por um ganho financeiro fácil.

Só tenho um sentimento, muita indignação com esta indigna nação, depois não reclamem !

 

(*) Revisado e atualizado em janeiro de 2021

 

Imagem: Reprodução Diário Prime

Nota do Autor

Reitero, dentre outras, o pedido feito em muitos textos deste blog e presente na página de “Advertências“.

  • Observações, sugestões, indicações de erro e outros, uma vez que tenham o propósito de melhorar o conteúdo, são bem vindos.
  • Coloquem aqui, nos comentários ou na página do Facebook, associada a este Blog, certamente serão todos lidos e avaliados.
  • Alguns textos são revisados, outros apresentam erros (inclusive ortográficos) e que vão sendo corrigidos à medida que tornam-se erros graves (inclusive históricos).
  • Algumas passagens e citações podem parecer estranhas mas fazem parte ou referem-se a textos ainda inéditos.

Agradeço a compreensão de todos e compreendo os que acham que escrevo coisas difíceis de entender, é parte do “jogo”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.