Vinho Azul

Cor preferida? Azul !

Sabe aquelas coisas inexplicáveis, que a gente não tem como definir e explicar e que outras pessoas ficam tentando justificar? Ou pior, que outras pessoas ficam tentando te demover de uma opinião ou de uma convicção? Pois é. Nestas entrevistas do tipo “pinga fogo” ou que exigem respostas rápidas de suas preferências, normalmente entrevistas de revistas e programas de futilidades, uma pergunta completamente inútil é: “Qual a sua cor favorita?” Nunca me perguntaram isto, mas pensei nisto outro dia e resolvi fazer este post que não deve interessar a ninguém.

Azul

Sim. Diretamente, a minha cor favorita é o azul.

Tentando explicar minha preferência, recorro-me ao Wikipedia.

O azul é uma das três cores-luz primárias, e cor-pigmento secundária, resultado da sobreposição dos pigmentos ciano e magenta. Seu comprimento de onda é da ordem de 455 a 492 nanômetros do espectro de cores visíveis.

O azul costuma estar associado à frieza, depressão, monotonia. E, por isso mesmo, também à paz, à ordem, à harmonia. Entre os matizes, é o menos expansivo e forte aos olhos, sendo a cor mais fria. Sinônimos: cerúleo, cárdeo, celeste, azulado, safira. Também há relação com a estimulação da criatividade e tranquilidade. É a cor favorita de 45% das pessoas do mundo, possuindo 111 tons diferentes nomeados.

Fonte: Wikipedia

Quando começa falando uma das três cores primárias, já indica muito de quem, assim como eu, gosta de ir a fundo na rais das coisas (alguns chamam de radical). Quando fala de paz, harmonia, ordem, criatividade e, principalmente, tranquilidade, é como se eu estivesse diante de um espelho vendo estas palavras transpirarem pela testa.

O azul existe em vários tons,  denominados cor-pigmento, é diferente do branco (combinação exata de todo espectro de cores) e do preto (contrário do branco onde predomina a escuridão e ausência de luz). Prefiro alguns destes tons.

Não é por acaso que o time para o qual torço tem a cor azul como a principal. O céu sendo azul, me motiva quando está limpo (de dia e de noite). À noite, com o seu azul e limpo, destacam-se as estrelas, outra das minhas paixões (que poderá ser destacada e justificada em outro post).

Aí fico pensando como o restante da humanidade (os 55% que não se declararam ao AZUL) podem viver sem pensar nesta maravilhosa cor. Sei de alguns que tremem! mas é compreensível devido a total ausência de luz em que vivem.

Já vi muitas coisas na cor azul, recentemente, fui apresentado a um vinho na cor azul. Não vejo a hora de degustá-lo até a última gota. Conheci uma embaixatriz que colecionava garrafas azuis, de várias partes do mundo, coleção belíssima e que me impressionou muito.

O azul de minha preferência, dentre os 111 tons diferentes, é o “azul cobalto” ou o próximo dele “azul royal”. Infelizmente, após a disseminação das tecnologias que utilizaram variações de cores, é possível que algum distraído diga que existem 256 mil cores e que existiriam mais de 100 Mil tons de azul. Só sendo muito sem noção.

Nos dias atuais, sou ogro para este negócio. Existem três cores de verdade, uma ausência de cor (luz) e outra mistura das três cores. O resto é escapismo. A vida pode ser muito chata e triste sem o AZUL. Um brinde ao azul !

Imagem: Reprodução/Internet

Pedido de Doação

Meu irmão está precisando de doadores de sangue (qualquer tipo e fator), só assim ele, e muitos outros, conseguirão prosseguir com o tratamento e ter esperança numa melhoria e retomada da normalidade.

Carlos Henrique de Oliveira (paciente do Hospital Mater Dei)

Banco de Sangue – Hemoter

O Hemoter recebe doações para pacientes que estão internados em diversos hospitais. A doação pode ser realizada para paciente específico ou voluntário para o banco de sangue.

Telefone: (31) 3295-4584

Horário: 8h às 13h, segunda-feira a sábado (sábado, somente com agendamento prévio pelo telefone).

Endereço: Rua Juiz de Fora, 861, Barro Preto – Belo Horizonte.

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.