Bate e Volta - Fechados

Passeio bate e volta a partir de BH (53)

Bate e Volta

Inspirado em um artigo de um site cultural sobre Minas Gerais, resolvi recomendar roteiros de passeio, denominados passeios bate e volta. Atividade que pode ser realizada em um ou dois dias, com puro lazer e cultura. Adequado para  sair cedo de casa, almoçar e voltar ao final do dia. Em determinados casos, fazer um pernoite e voltar no dia seguinte. Passeios para gastar pouco,se feitos num mesmo dia, são motivadores.

No início desta trilha de posts, as dicas eram para localidades até 150 km distantes de BH. Com o passar do tempo, o interesse e as informações sobre lugares mais distantes foram surgindo. Após a meta de 50 opções de passeios, lugares mais distantes estão sendo contemplados mesmo que a ideia de bate e volta seja um pouco modificada.

Estes posts terão espaço próprio com projeto de apoio ao turista de um dia ou de final de semana. Os amigos(as) que estão acompanhando, aprovaram e tem ajudado de maneira significativa.

Santana do Pirapama

Município da Bacia do Rio das Velhas Santana do Pirapama tem muita história e muitos atrativos naturais. Distante aproximadamente 160 km de Belo Horizonte, foi desmembrado de Cordisburgo em 1948, após ter sido fundado como distrito de Traíras (em referência ao peixe) no Século XIX. Um de seus distritos com muitos atrativos é o alvo deste post: Fechados. Um passeio bate e volta que merece um final de semana completo.

Fechados

É um dos distritos de Santana do Pirapama, encravado na Serra do Espinhaço, na região do Rio Cipó, e que possui atrativos naturais como cachoeiras, cânions, rios, praias. Saindo de BH pela MG-424, após Sete Lagoas ruma-se em direção a Santana do Pirapama pela MG-238. Na altura do Km 32 (aproximadamente 70 km de Sete Lagoas) pega-se à direita, em direção de Fechados. A sinalização é deficiente e deve-se ter atenção para não perder o rumo. Para conhecer os atrativos de Fechados é importante ter alguém que conheça a região junto ou planejar bem o passeio de um ou dois dias.

A estrutura da localidade é simples, mais do que espartana, o que exige planejamento para o bate e volta Poucos recursos para um local que recebe turistas. Mas possui a tradicional receptividade mineira em todos os ambientes. Formado por três ruas é um local para esquecer da civilização e suas modernidades, Leve cartão de telefone público. Leve tudo que precisar e que entender que lhe dará mais segurança. As opções de compra de qualquer coisa são bastante limitadas. A melhor opção é o camping selvagem. mas na cidade existem espaços para montar uma ou mais barracas. Se precisar de um quarto para pernoite tem que combinar antes ou ver disponibilidade em alguém hospitaleiro.

Respeite o meio ambiente. Se levar algo que não pertence ao lugar traga de volta. A natureza agradece!

Telefone público: (31) 3717-1440

Como Chegar

Fechados - Mapa

Fechados – Mapa
Autoria – Blog Casal Turista

 

Atrações

As cachoeiras do Buracão e Horizonte podem ser visitadas em um único dia. A do Horizonte tem este nome por sua magnífica vista do horizonte e recurso de borda Infinita.

Além desta duas cachoeiras tem o rio Preto, Ponte do Cristal, córrego dos Fechados, cânion do Buracão, Alto dos Fechados, cachoeira de Baixo,  Córrego do Cobu, Baixada do Cobu.

No inverno prepare-se pois a temperatura cai e a sensação térmica com o vento assusta aos desprevenidos.

É uma localidade que vale a pena para passeios de um final de semana e um pernoite ao ar livre acampando. Desaconselhável para crianças muito pequenas e pessoas com dificuldade de locomoção.

 

Foto: Cachoeira Horizonte – Blog “Nos Caminhos de Minas”

Pedido de Doação

Meu irmão está precisando de doadores de sangue (qualquer tipo e fator). Só assim, ele e muitos outros pacientes que precisam de sangue para transfusão ou de hemoderivados, conseguirão prosseguir com seus tratamentos. E poderão ter a esperança de uma melhoria e retomada da normalidade em suas vidas.

#DoeSangue

Carlos Henrique de Oliveira (paciente do Hospital Mater Dei)

Hemoter – Banco de Sangue

Hemoter recebe doações para pacientes que estão internados em diversos hospitais. A doação pode ser realizada para paciente específico ou voluntário para o banco de sangue.

Horário: 8h às 13h, segunda-feira a sábado (sábado, somente com agendamento prévio pelo telefone).

Endereço: Rua Juiz de Fora, 861, Barro Preto – Belo Horizonte.

Telefone: (31) 3295-4584

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.