Marketing - Empreendedores Despreparados

Administração – Marketing para Empreendedores (*)

Mitos

Existem muitos mitos no mundo da administração que estão se popularizando e servindo de “muleta” para empreendedores despreparados justificarem seus fracassos e incompetências.

Estes mitos, na maioria dos casos, são atribuídos a terceiros ou ao governo. Na realidade, não são. Entretanto, existem alguns fracassos e erros que não tem a mínima chance de serem atribuídos aos outros. Dentre eles, a questão da localização do empreendimento.

Localização

Vi, recentemente, num espaço e discussão sobre a criação de um empreendimento de base tecnológica (alguns resumem tudo, de maneira pouco profissional e de baixa inteligência, em startup), algumas pessoas terem a “certeza” de que para um empreendimento com base virtual ou na Internet, não era necessário preocupar-se com a localização.

Nada mais enganador e revelador no nível de despreparo e desconhecimento do futuro empreendedor cair nesta armadilha.

Em qualquer empreendimento, a localização deve ser determinada e definida. Muito além de atender requisitos e exigências do poder público, o vendedor deve definir onde será sua base operacional, para definir a “Praça” de seus clientes.

Marketing

Se no marketing tradicional, existiam quase que com um dogma, a necessidade de definição dos quatro P´s (Preço, Praça, Produto e Promoção) esta definição pulou para oito ou mais, com os negócios realizados em tempos de Internet em Rede Social. E os empreendedores despreparados nem sabe o que significam os quatro P´s.

Foram incluídos mais quatro P´s e aí começaram as discussões dos teóricos. Alguns tratam de Pesquisa, Planejamento, Produção, Publicação, Precisão, Personalização, Propagação, Promoção.

Outros falam de Preço, Praça, Produto, Promoção, Processos, Palpabilidade, Pessoas e Produtividade. Aí o empreendedor despreparado pira. E fica muito pior quando definições levam à indicação de que seriam 10, 12 ou mais P´s.

Palanque

Se observarmos bem, a questão da localização vem sendo desprezada, diminuída, desconsiderada. Empreendedores despreparados tornam-se alvo fácil de consultores de palanque.

Mas como diz o ditado: Não existe nada tão ruim que não possa piorar. É fato que o negócio tradicional, se quiser aproveitar das benesses dos negócios “virtuais” tem que ter a questão da localização do negócio bem planejada. Entretanto, ver empresas da mídia, editores de livros e outros, publicando ou divulgando métodos de análise da Idade da Pedra Lascada com viés de modernidade virtual, para falar de localização do negócio, é terrivelmente assustador.

Quando vejo gente bem intencionada, mas completamente mal formada, para algumas destas questões relevantes para definição da localização dizendo e escrevendo besteiras, fico triste. O tal Conselho de Administração (CRAs e CFA) são uma vergonha. Qualquer mequetrefe pode ser consultor organizacional de empresas. Estou vendo empresas sendo criadas e sumindo do mapa em seis meses.

Utilizam tecnologia para “descobrir” a melhor localização, como em PEGN. Vejo empresas sendo criadas em locais impróprios para o negócio. Recentemente vi dois empresários investirem meio milhão de reais para demitirem todos os seus funcionários com menos de um ano de atividade. Tudo porque escolheram uma localização onde tinha um imóvel de um parente de um dos sócios.

Empreendedores Despreparados

Empreendedores despreparados e seus gurus mal (IN)formados são assim. Não precisa inventar moda e nem ficar aumentando o número de P´s. Preparação, que começa com P é o essencial.

E para qualquer empreendedor, basta entender que os P´s são somente DOIS: Processos e Pessoas. Isto é que faz acontecer um empreendimento, especialmente quando inventam modinhas e nomenclaturas indecifráveis. Tecnologia é ferramenta. Inovação é fazer mais processos com as mesmas pessoas.

Já abordei como a Geração Diploma tem parido pseudo educadores e consultores certificados e metodologias que mais fantasiam do que ajudam. Mal sabem ler e se põem a criticar teorias e práticas exitosas. E se autodenomina educadores. Erram feio, são criminosos, enganadores e pensam somente em si. E depois imputam a responsabilidade ao poder público ou a outros profissionais, de maneira desonesta e pouco profissional.

Burrice e estupidez juntas matam.

(*) Post em revisão

Imagem: Reprodução Internet

 Pedido de Doação

Meu irmão está precisando de doadores de sangue (qualquer tipo e fator). Só assim, ele e muitos outros pacientes que precisam de sangue para transfusão ou de hemoderivados, conseguirão prosseguir com seus tratamentos. E poderão ter a esperança de uma melhoria e retomada da normalidade em suas vidas.

#DoeSangue

Carlos Henrique de Oliveira (paciente do Hospital Mater Dei)

Hemoter – Banco de Sangue

Hemoter recebe doações para pacientes que estão internados em diversos hospitais. A doação pode ser realizada para paciente específico ou voluntário para o banco de sangue.

Horário: 8h às 13h, segunda-feira a sábado (sábado, somente com agendamento prévio pelo telefone).

Endereço: Rua Juiz de Fora, 861, Barro Preto – Belo Horizonte.

Telefone: (31) 3295-4584

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.