Vinhos Maria Maria (MG)

Minas são muitas, e se completam…

Não poderia ser outro, se não Drummond, a definir o mineiro e a nossa Minas Gerais. Parte do poema do itabirano é mais do que introdução para um estado de espírito, Ser Mineiro. Um Ser à parte.

Ser Mineiro – Carlos Drummond de Andrade
 Ser Mineiro é não dizer o que faz, nem o que vai fazer,
é fingir que não sabe aquilo que sabe,
é falar pouco e escutar muito,
é passar por bobo e ser inteligente,
é vender queijos e possuir bancos.

Mas como senão bastasse, o texto publicado por Guimarães Rosa, sobre o mineiro, aquele tão bem descrito pelo nosso representante do Cerrado e Veredas, reproduziria e ousaria acrescentar que as … “Minas, são muitas. Porém, poucos são aqueles que conhecem as mil faces das Gerais. Minas é plural, de todos os horizontes, belos e inimagináveis” …

Bebidas

Minas tem a melhor cachaça do planeta. Não confundam cachaça com outros destilados congêneres e com uma certa bebida denominada pinga. Muitos lugares, fora de Minas, tentam exaltar esta ou aquele cachaça, com razão, já experimentei espécimes de altíssima qualidade, aqui e acolá. Em Minas é diferente.

Minas está se tornando referência mundial e relação à denominada cerveja artesanal, está exportando qualidade no assunto e recebendo prêmios internacionais e nacionais com as grandes Wals, Baker, Falk e outras de extrema qualidade. O estado está sendo chamado de “a Bélgica brasileira” com toda razão e certificação internacional. Minas tem destaque.

Alguns anos atrás, quando morei em Brasília, ao falar de vinhos com um especialista (Brasília tem quantidade enorme de enólogos), falei sobre a possibilidade e futura qualidade dos vinhos produzidos no São Francisco e com outras tecnologias desenvolvidas em Minas. Claro que fui vilipendiado na minha mineirice. Eu diria que fizeram bullying comigo. Tudo bem. O tempo é senhor da razão, dizia o filósofo. Agora, quando vejo um vinho produzido aqui nas Gerais, ganhar uma premiação internacional, e vejo que a trilogia cerveja, vinho e cachaça é aqui definida com qualidade, tenho a certeza. Guimarães Rosa tá certo. Poucos conhecem Minas.

Prêmio “Decanter World Wine Awards 2017
“Mas é preciso ter força / É preciso ter raça. (Milton Nascimento / Fernando Brant)
É preciso ter gana sempre”.

Imagem: Divulgação Produtor

Pedido de Doação

Meu irmão está precisando de doadores de sangue (qualquer tipo e fator), só assim ele, e muitos outros, conseguirão prosseguir com o tratamento e ter esperança numa melhoria e retomada da normalidade.

Carlos Henrique de Oliveira (paciente do Hospital Mater Dei)

Banco de Sangue – Hemoter

O Hemoter recebe doações para pacientes que estão internados em diversos hospitais. A doação pode ser realizada para paciente específico ou voluntário para o banco de sangue.

Telefone: (31) 3295-4584

Horário: 8h às 13h, segunda-feira a sábado (sábado, somente com agendamento prévio pelo telefone).

Endereço: Rua Juiz de Fora, 861, Barro Preto – Belo Horizonte.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.