Lado Negro e Darth Vader

O lado negro contra-ataca

Lado Negro

Desafio a quem nunca teve problemas com provedores de acesso à Internet, concessionárias de telefonia móvel a se apresentarem e me desmentirem sobre as minha impressões que estão sendo colhidas desde que comecei a trabalhar com Internet. O Lado Negro de tudo, desde a época das BBS (Wikipedia), quando nem existia a tal Internet comercial (.com.br) no Brasil, existe e, portanto, é uma maldição.

Para quem conhece a saga Star Wars, o título deste post faz sentido. A Força mesmo que esteja conosco, não consegue mostrar aos povos que o Lado Negro está sempre presente. Assim como Darth Vader, que participou de todos os episódios e era uma espécie de ser supremo do mal, em outras palavras, sujo, corrupto, golpista e impiedoso.

Assim sendo, o sentido desta analogia é que, no Brasil, o Lado Negro empoderado vai além da conta e do imaginável. Vem desde o Tratado de Tordesilhas, e não nos damos conta, ou estamos de acordo com estas “regras”. Em outras palavras, nos preocupamos com a estabilidade do WhatsApp e esquecemos das nossas vidas e de nossos filhos.

Darth Vader

Darth Vader, nascido Anakin Skywalker, é o protagonista da trilogia Prequela e antagonista da trilogia original da série de filmes Star Wars (Guerra nas Estrelas) . Suas principais características são a armadura negra e a ruidosa respiração mecânica. É constantemente citado na cultura pop como um dos personagens mais icônicos de todos os tempos.

Fonte: Wikipedia

Você aí que nunca ligou para o que foi dito, escrito e aprovado no chamado Marco Civil da Internet; o que nunca soube que toda a Internet no Brasil evoluiu e tem um Comitê Gestor da Internet (CGI-Br); ou ainda aquele que pensa em tudo feito anteriormente, por uma pretensa democratização da Internet e pela liberdade de acesso. Errou feio, acha que o CGI-Br não faz diferença, e deve ter sido convencido de que não temos nosso(s) Darth Vader.

Vai vendo …

CGI-Br

Participei com muita proximidade, das mudanças ocorridas na Internet nos últimos 20 anos, se bem que as dos último 5 anos foram mais assustadoras do que dos últimos trinta. Por exemplo, as brigas entre e com provedores de acesso, as disputas com concessionárias de telefonia, a falta de conhecimento dos usuários, o desrespeito de todos para com profissionais de TI, geram uma uma infinidade de problemas e jogam outros tantos debaixo do tapete.

Nesse ínterim, vi com satisfação a evolução do CGI-Br quando passou a ter representações de vários segmentos da sociedade. É inconcebível em um ambiente democrático, a determinação de regras sem a discussão e o debate por quem delas participa.

Internet hoje é gênero de primeira necessidade no mundo tecnológico. Enfim, não importa se é governo, empresas, terceiro setor ou indivíduos. Internet é pública e universal.

E não é que o golpista de plantão, depois de compor um CGI-BR de acordo com seu interesse, publica chamada para mudar tudo e nem com os integrantes do CGI-Br ele debateu o conteúdo da chamada?

Lado Negro Golpista

O Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações abriu consulta pública (até 8 de setembro deste ano) que propõe alterações profundas no Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), especialmente em relação às atribuições e à composição dessa instância. E sem nenhuma discussão com os integrantes do próprio CGI-Br, nomeados recentemente e que terão a primeira reunião nos próximos dias. Mais um golpe dos golpistas.

Golpistas e vassalos

Golpistas tomaram o país de assalto. Não conseguimos identificar nosso Darth Vader (seriam muitos?).A coalização de direita, que toma conta do país, com todos os seus vassalos e serviçais, invadiu as redes sociais, tem pago muito bem a técnicos altamente qualificados e está dominando. Conosco a Força não está. Destruídos seremos!

E aviso que, qualquer um que achar a analogia imprópria, ou é do Lado Negro, vassalo, golpista ou simples serviçal. Não é possível que no atual momento, ainda prefiram reproduzir memes e brincadeirinhas de maneira irresponsável e achando que está tudo bem. Maquiavel nunca foi tão vivo e presente.

2ª Regra – Filosofia Ortodoxa Jedi

Assim sendo, como professa a filosofia ortodoxa Jedi, “Não existe ignorância, existe conhecimento“.

Ou como diria o pensador …

 

Imagem: Reprodução Internet

Nota do Autor

Reitero, dentre outras, o pedido feito em muitos textos deste blog e presente na página de “Advertências“.

  • Observações, sugestões, indicações de erro e outros, uma vez que tenham o propósito de melhorar o conteúdo, são bem vindas.
  • Coloquem aqui, nos comentários, ou na página do Facebook, associada a este Blog.
  • Alguns textos são revisados, outros apresentam erros (inclusive ortográficos) e que vão sendo corrigidos à medida que tornam-se erros graves (inclusive históricos).
  • Algumas passagens e citações podem parecer estranhas mas fazem parte ou referenciam-se a textos ainda inéditos.

Agradeço a compreensão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.