Serenata de Amor

Operação Serenata de Amor

Crowdfunding

Apoio projetos desta natureza há muito tempo. Ainda não tive coragem de criar o meu. E tenho a alegria de apoiar projetos que são bem-sucedidos. Ainda estou “invicto”. Um dos projetos que apoiei foi o denominado Serenata de Amor. Nome de bombom, esquisito, mas com história justificada, como os nomes de operações das polícias. Um ano atrás e muitos resultados e recompensas.

Crowdfunding é um nome moderninho que arrumaram para aquela situação em que é necessário muitas pessoas ajudarem outras a fazerem algo de forma coletiva e que beneficie a coletividade. O nome mais apropriado é financiamento coletivo. Como algumas pessoas tem ojeriza das palavras coletivo, colaboração, cooperação, cunharam o termo crowdfunding.

Serenata de Amor

A operação Serenata de Amor montou uma estrutura para que notas fiscais e comprovantes utilizadas e reembolsadas através da chamada “verba indenizatória” (oficialmente denominada Cota para Exercício da Atividade Parlamentar) sejam acompanhadas por um robô (algoritmo de Machine Learning)  que cruza dados das despesas com diversos bancos de dados e busca desvios, anomalias e possíveis casos de corrupção.

É emocionante e pedagógico.

 Pega na Mentira

Este tipo de algoritmo pega desvios dessas verbas de maneira muito aprofundada e que fica, por vezes, escondida atrás de páginas que não respeitam a Lei de Transparência.

  • Alguns dos exemplos que a Operação Serenata de Amor tem  desmascarado:
  • Parlamentar aluga casa super faturada do próprio genro;
  • Aluguel de imóveis como fachada para executar propaganda eleitoral para o partido;
  • Aluguéis de veículos quando não existe necessidade de carro ou presença do parlamentar na cidade;
  • Almoço ou Jantar em restaurantes onde o valor ou a data é injustificável;
  • Bebida alcoólica comprada para o parlamentar em exercício da função.

Rosie

Rosie é um robô (para quem lembra dos Jetsons em desenho animado, nem precisa explicar) que verifica as despesas e faz perguntas, muitas perguntas. Rosie está aprendendo como gastam, com o que gastam, para que gastam dos deputados que pedem reembolso. A lógica da Rosie é de que, eles ganham tão bem, tem verbas até para contratar alguém para lamber selos de correspondência e ainda pendem reembolso?

A Rosie está impossível. Tem desmascarado muito fanfarrão e gastador do dinheiro alheio. Esperamos que continue evoluindo, aprendendo e nos mostrando quem são os 300 picaretas que tomaram de assalto o país.

 

Charge: Bruno

Pedido de Doação

Meu irmão está precisando de doadores de sangue (qualquer tipo e fator). Só assim, ele e muitos outros pacientes que precisam de sangue para transfusão ou de hemoderivados, conseguirão prosseguir com seus tratamentos. E poderão ter a esperança de uma melhoria e retomada da normalidade em suas vidas.

#DoeSangue

Carlos Henrique de Oliveira (paciente do Hospital Mater Dei)

Hemoter – Banco de Sangue

Hemoter recebe doações para pacientes que estão internados em diversos hospitais. A doação pode ser realizada para paciente específico ou voluntário para o banco de sangue.

Horário: 8h às 13h, segunda-feira a sábado (sábado, somente com agendamento prévio pelo telefone).

Endereço: Rua Juiz de Fora, 861, Barro Preto – Belo Horizonte.

Telefone: (31) 3295-4584

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.