Bate e Volta - SJBGloria_MG

Passeio bate e volta a partir de BH (96)

Bate e Volta

Inspirado em um artigo de um site cultural sobre Minas Gerais, resolvi recomendar roteiros de passeio, denominados passeios bate e volta. Atividade que pode ser realizada em um ou dois dias, com puro lazer e cultura. Adequado para  sair cedo de casa, almoçar e voltar ao final do dia. Em determinados casos, fazer um pernoite e voltar no dia seguinte. Passeios para gastar pouco,se feitos num mesmo dia, são motivadores.

No início desta trilha de posts, as dicas eram para localidades até 150 km distantes de BH. Com o passar do tempo, o interesse e as informações sobre lugares mais distantes foram surgindo. Após a meta de 50 opções de passeios,lugares mais distantes estão sendo contemplados.

Estes posts terão espaço próprio com projeto de apoio ao turista de um dia ou de final de semana. Os amigos(as) que estão acompanhando, aprovaram e tem ajudado de maneira significativa.

Paraíso Perdido

Um pequeno município (menos de 7 mil habitantes), localizado no sul/sudoeste mineiro, ficou, durante muitos anos, isolado do resto do estado. O acesso ao município era feito por balsas, e seu desenvolvimento ficou prejudicado, mesmo para o turismo da região da represa de Furnas.

“Glória”, como é conhecido o município de São João Batista do Glória, tem sua história iniciada na segunda metade do Século 18 e só teve seu paraíso revelado após a construção da ponte que substituiu as barcas, no ano de 2010.

O “Paraíso Perdido”, dentre muitos no estado de Minas Gerais, possui três ribeirões, quase duas dezenas de piscinas naturais, uma dezena de cachoeiras belíssimas e águas limpíssimas.

A estrutura para o turismo é de boa qualidade e a preservação da natureza permite que os visitantes desfrutem de um excelente espaço natural de Minas Gerais.

Cachoeiras e Natureza

Glória possui um complexo de cachoeiras com águas cristalinas, piscinas naturais e formações rochosas que formam escorregadores naturais. Embora a infraestrutura comporte número reduzido de turistas, consegue-se ter algum conforto, mesmo para acessos mais difíceis, como de algumas cachoeiras.

O acesso à cidade do Glória é pela rodovia estadual MG-050, na altura do km 315. Nesta rodovia é possível o acesso às cachoeiras do Filó e Cascata. Para ter acesso aos demais encantos naturais é preciso ter disposição e percorrer trechos de estrada de terra.

O principal complexo de cachoeiras é conhecido como Cachoeira Maria Augusta.

É um complexo de cachoeiras com água cristalina e piscinas naturais. Possui infraestrutura com banheiros, área de acampamento e restaurante. Possui boa sinalizado e orientações destinadas à segurança dos visitantes. O município tem pousadas e outras acomodações para diferentes desejos do turista.

Algumas cachoeiras são: Barulho, Capivara (Canteiros 34, Grinalda), Esmeril, Filó, Oratório, Quilombo, Rafael Vilela, Remanso, Tamanduá, Maria Augusta.

Possui córregos, grutas, sítios de inscrições rupestres, mirante e reserva de pássaros.

Atrações

Os visitantes podem nadar nas cachoeiras e piscinas naturais, caminhar, cavalgar, fotografar a riqueza da fauna e flora do cerrado do Parque Nacional da Canastra, praticar rapel, canoagem, mountain bike, trilhas off road e outros esportes.

Alguns atrativos, além das belezas naturais são:

Capela do Rosário – Tem como padroeira Nossa Senhora do Rosário, é a mais antiga da cidade de São João Batista do Glória. Sua construção deve ter iniciado por volta de 1824.

Igreja Matriz – Seu estilo com torres e cruzeiros é tradicional, mas seu interior tem detalhes de arquitetura moderna, até pelas suas obras terem sido concluídas na segunda metade do século XX. Foi construída para substituir a antiga matriz (demolida em 1957).

Residência da família Alvarindo dos Santos – Imóvel construído há mais de 180 anos, localizado na área urbana do município e que acompanha a própria história de desenvolvimento da cidade. Integra o patrimônio histórico do município.

Residência da Família Cruz – De acordo com a Senhora Antônia Cruz, é uma das residências mais antigas ainda existentes na cidade. A construção deriva da Fazenda do Glória, que deu início ao povoado e posteriormente à cidade de São João Batista do Glória.

 

Imagem: DeinhaP (TripAdvisor)

Pedido de Doação

Meu irmão está precisando de doadores de sangue (qualquer tipo e fator). Só assim, ele e muitos outros pacientes que precisam de sangue para transfusão ou de hemoderivados, conseguirão prosseguir com seus tratamentos. E poderão ter a esperança de uma melhoria e retomada da normalidade em suas vidas.

#DoeSangue

Carlos Henrique de Oliveira (paciente do Hospital Mater Dei)

Hemoter – Banco de Sangue

Hemoter recebe doações para pacientes que estão internados em diversos hospitais. A doação pode ser realizada para paciente específico ou voluntário para o banco de sangue.

Horário: 8h às 13h, segunda-feira a sábado (sábado, somente com agendamento prévio pelo telefone).

Endereço: Rua Juiz de Fora, 861, Barro Preto – Belo Horizonte.

Telefone: (31) 3295-4584

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.