Bate e Volta - Trem de Mineiro

Passeio bate e volta a partir de BH (97)

Bate e Volta

Inspirado em um artigo de um site cultural sobre Minas Gerais, resolvi recomendar roteiros de passeio, denominados passeios bate e volta. Atividade que pode ser realizada em um ou dois dias, com puro lazer e cultura. Adequado para  sair cedo de casa, almoçar e voltar ao final do dia. Em determinados casos, fazer um pernoite e voltar no dia seguinte. Passeios para gastar pouco,se feitos num mesmo dia, são motivadores.

No início desta trilha de posts, as dicas eram para localidades até 150 km distantes de BH. Com o passar do tempo, o interesse e as informações sobre lugares mais distantes foram surgindo. Após a meta de 50 opções de passeios,lugares mais distantes estão sendo contemplados.

Estes posts terão espaço próprio com projeto de apoio ao turista de um dia ou de final de semana. Os amigos(as) que estão acompanhando, aprovaram e tem ajudado de maneira significativa.

Trem de Mineiro

Aqui neste espaço de passeio bate e volta, publicamos vários posts com atração de passeio de Trem. Algumas cidades oferece passeio quase urbano ou Intermunicipal de pequenas distâncias. Publicamos também opção de visita em vários municípios e atrações que te como opção de acesso o trem que liga Minas ao Espírito Santo.

Muitos adultos, adolescentes e crianças, nunca tiveram a mínima noção do que é ver o mundo a partir da janela de u trem. Nem do vagão de metrô, dentro de uma cidade. Pais que não percebem a importância deste tipo de passeio, não sabem a oportunidade que perdem.

No caso do mineiro, Trem é um símbolo. Trem é tudo. E estes desafios que pedem ao mineiro para identificar um trem, para avançar na identificação, é meio que se noção. Mas tem gente que não entende.

Amigos do Trem

Existe uma ONG chamada Amigos do Trem, que está com uma responsabilidade que dou  maior valor. Estão reativando e recuperando um trecho ferroviário; reunindo prefeituras e iniciativa privada e colocando para funcionar u projeto maravilhoso.

Criaram o Trem de Turismo Minas-Rio de Janeiro que circulará pelas cidades de Cataguases, Leopoldina, Recreio, Volta Grande, Além Paraíba e Chiador, em Minas Gerais, e os municípios de Sapucaia e Três Rios, no Rio de Janeiro. Adquiriram quinze vagões e duas locomotivas que circulavam entre Minas e Espírito Santo, que estão sendo reativadas, e permitirá a todos fazerem maravilhosos passeios bate e volta.

A iniciativa do Governo de Minas lançada no final de 2015, na cidade de Cataguases, formada por entidades governamentais estaduais, prefeituras de Cataguases, Recreio, Chiador, Além Paraíba, Volta Grande, Sapucaia, Três Rios e Palmas, pelas instituições “ONG Amigos do Trem”, “Sindicato dos Ferroviários”, “Além nos Trilhos”, “Circuito Turístico Serras e Cachoeiras”, “Biciclotrem”, “Movimento Mulheres Rurais” agregaram ao projeto muito mais do que uma opção de passeio e lazer.

Cataguases(MG) – Três Rios (RJ)

 

Trem de passeio vai impulsionar turismo em Minas ligando Cataguases (MG) à Três Rios (RJ). O Trem de Turismo Rio-Minas, tem o objetivo de reativar o movimento ferroviário na Zona da Mata mineira e no Sul fluminense através do turismo em um trecho de 120 km, passando pelos municípios de Cataguases, Leopoldina, Recreio, Volta Grande, Além Paraíba e Chiador, em Minas e Sapucaia e Três Rios, no Rio de Janeiro.

Os vagões estão sendo reformados e preparados para o novo roteiro no ano de 2018.

Trem Rio Minas - Amigos do Trem

Trem Rio Minas – Amigos do Trem

Cultura e Lazer

Os posts de passeio bate e volta começaram com objetivo bem delimitado. Iniciativas como esta do Trem de Turismo tem tudo a ver com passeio bate e volta e muito mais. Este trem trará muito para seus usuários. Está previsto para oferecer os passeios no primeiro semestre de 2018. Encerro o ano de 2017 com esta boa nova.

Parabéns aos Amigos do Trem.

 

Imagem: Reprodução Facebook

Pedido de Doação

Meu irmão está precisando de doadores de sangue (qualquer tipo e fator). Só assim, ele e muitos outros pacientes que precisam de sangue para transfusão ou de hemoderivados, conseguirão prosseguir com seus tratamentos. E poderão ter a esperança de uma melhoria e retomada da normalidade em suas vidas.

#DoeSangue

Carlos Henrique de Oliveira (paciente do Hospital Mater Dei)

Hemoter – Banco de Sangue

Hemoter recebe doações para pacientes que estão internados em diversos hospitais. A doação pode ser realizada para paciente específico ou voluntário para o banco de sangue.

Horário: 8h às 13h, segunda-feira a sábado (sábado, somente com agendamento prévio pelo telefone).

Endereço: Rua Juiz de Fora, 861, Barro Preto – Belo Horizonte.

Telefone: (31) 3295-4584

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.