Empreendedores de Palco

Empreendedores de palco em ação

Evangelizadores

O mercado de trabalho ficou acirrado. A guerra de gerações (os millennials já estão sendo substituídos pelos centennials que ´enterram` baby boomers, sem a menor cerimônia) recrudesceu. Empreendedores de palco viraram os evangelizadores do Terceiro Milênio, como os Jesuítas na Idade Média.

Neste contexto, é compreensível que empreendedores de palco utilizem de técnica de palestrantes de auto-ajuda. Não sabem do que estão falando, estão distantes do mundo real dos negócios, tem pouquíssima ou nenhuma experiência profissional, são estudiosos medíocres, possuem cultura geral sofrível, detestam quem é generalista e se dão bem e alguma especialidade tecnológica que exige detalhes desconhecidos pela patuleia.

Empreendedores de palco são os evangelizadores da vez. Atuam vendendo palestras que chama de webinars (pra estar dentro da moda tem que ter web como prefixo !) e bradam seus conhecimentos de tecnologia e coisas como startups como se mais ninguém conhecesse destes mecanismos de auto-ajuda de vendedor de livros (agora webinar).

Empreendedores de Palco

O caso da Bel Pesce, a “Menina do Vale”, que a partir da auto-promoção vendendo a ideia de sucesso, mostrando somente a vertente de sucesso pessoal associada ao empreendedorismo e o selfmade entrepeneurs (tipo EU SOU FODA E E BASTO !) deveria ter sido lapidar para abaixar a bolinha de muito empreendedor de palco. Mas não passou de uma quarta-feira de cinzas no carnaval que se tornou a avalanche de auto-ajuda empresarial. E nem vou falar das pirâmides e venda de produtos no tal marketing de rede.

Escrevi um artigo que era o único contraponto sobre o assunto startup e o desenfreado mundo dos empreendedores de palco. O texto ´Existe um Lado B do empreendedorismo digital`, na Revista FONTE, não foi nenhum sucesso de público, e nem de crítica. Mas mostrava que o número de fracassos, e até mesmo os ditos sucessos propagados no palco dos empreendedores, é altamente questionável.

Mas é curioso ver que empreendedores de palco rejeitam questionamentos. São superficiais nas suas histórias (aliás, tenho lido e ouvido cada estorinha falaciosa de arrepiar os cabelos). Mas é assim com a auto-ajuda e está sendo com empreendedores de palco. Falam e escrevem o que o povão quer ouvir. É o mundo das redes sociais onde apoiam impeachment de uma presidenta por causa da gasolina a R$2,80 e por usar dinheiro público para ações e programas sociais as acham natural e se calam com gasolina a R$4,20 e dinheiro em malas escondidas na casa da mãe ou em jóias em cofres de bancos no exterior.

Me engana que eu gosto

Este discurso de auto-ajuda é intencional.

Omite-se ou elevam números (afinal, os números governam o Mundo mesmo !) e obtêm sucesso. E os críticos são sempre rotulados de invejosos ou de não conhecerem o tema. Normalmente, empreendedores de palco não respeitam e não consideram outros especialistas na sua ´competência`. A exceção ficam por conta daqueles que pertencem à mesma ´igrejinha`. Se rezam na mesma cartilha, formam um compadrio, onde para os amigos tudo, para os inimigos os rigores da lei. E conseguem arregimentar mais e mais fieis seguidores, como na pirâmides.

Algum tempo atrás, um amigo queria me convencer a entrar numa pirâmide. Eu dizia que era pirâmide e ele dizia que eu estava errado. O discurso com o qual fora adestrado era convincente (para tolos, é claro!). Insistente como são estes tipos, eu disse que entraria, desde que ele pagasse o ´pedágio`. Eu me comprometi a trabalhar e quando meu CPF começasse a receber as ´recompensas`, a primeira coisa que faria era restituí-lo, com algum ganho. A casa caiu, ele, que dizia ter ganho, perdeu dinheiro. Conheço gente que entrou na mesma pirâmide e Perdeu mais de 100 mil dólares. Mas a vida é assim. Empreendedores de palco e gente falaciosa, aparecem aos borbotões, assim como é certo que o ditado ´todo dia sai um bobo de casa` está com os números desatualizadíssimos.

Empreendedores de palco é a bola da vez. Deliciem-se !

 

Charge: Gazeta do Povo

Pedido de Doação

Assim como no ano velho, reitero meu pedido.

Meu irmão está precisando de doadores de sangue (qualquer tipo e fator). Só assim, ele e muitos outros pacientes que precisam de sangue para transfusão ou de hemoderivados, conseguirão prosseguir com seus tratamentos. E poderão ter a esperança de uma melhoria e retomada da normalidade em suas vidas.

#DoeSangue

Carlos Henrique de Oliveira (paciente do Hospital Mater Dei)

Hemoter – Banco de Sangue

Hemoter recebe doações para pacientes que estão internados em diversos hospitais. A doação pode ser realizada para paciente específico ou voluntário para o banco de sangue.

Horário: 8h às 13h, segunda-feira a sábado (sábado, somente com agendamento prévio pelo telefone).

Endereço: Rua Juiz de Fora, 861, Barro Preto – Belo Horizonte.

Telefone: (31) 3295-4584

 

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