Cogito, Ergo Sum

Cogito, ergo sum.

Cogito, ergo sum

Admiro René Descartes (1586 – 1650). Filósofo e matemático, era um pensador que duvidava das coisas. Talvez explique a minha paixão por auditoria e segurança da informação e a paixão pelo cartesianismo. Cogito, ergo sum – versão latina para “je pense, onc je suis” de Discurso do Método (1637) – é lapidar, e inspirador, pelo menos deveria ser.

Existencialismo

Não sei se defino existencialismo como uma escola do pensamento filosófico, se uma tendência ou modelo. Sei que nesta data de meu aniversário, resolvi pensar no assunto e escrever alguma coisa sobre o que sou.

Existencialistas dizem que … capricornianos são identificados como… e aí aparecem seres minúsculos, quase irracionais, que se julgam no direito de (des)qualificar outro Ser como por sua capacidade de pensar mas desqualificando a ação. Não sabem diferenciar (e misturam, miseravelmente) a razão da paixão.

Seria engraçado se não fosse tão ridículo.

Cogito, ergo sum explica muito? Explica tudo? Ou não explica nada? Vai saber !

Agradecimentos

Este pequeno post, no dia do meu aniversário de nascimento, reflete um flash do que penso e do que vou passar a fazer. Não tem nada a ver com “promessas de um ano novo”. São coisas planejadas desde o início deste blog.

Há muitos anos, desde as redes sociais jurássicas e mensagens de texto de celular (coisa antiga, né), faço os agradecimentos das felicitações que recebo pessoalmente e individualmente. Dá muito trabalho. Os telefonemas que recebi já foram agradecidos no ato, as outras mensagens serão respondidas nos próximos dias. Por via das dúvidas, como libero este post com atraso, uso-o para agradecer a quem porventura não for agradecido individualmente, devido a algum esquecimento meu.

Este post (Cogito, ergo sum) aparecerá, um dia, no blog Reticências, que é o espaço que estou preparando, onde as divagações e pensamentos que tenho serão publicadas. Assim como outros temas que sairão deste blog pessoal para blogs temáticos e que possam reunir outras pessoas que se interessarem. Esta é proposta com objetivo de aglutinar mais pensamentos, preferencialmente dissonantes, e tornar estas redes sociais menos áridas e estereis.

Muito obrigado !

 

Imagem: Wikipedia Commons

Pedido de Doação

Assim como no ano velho, reitero meu pedido.

Meu irmão está precisando de doadores de sangue (qualquer tipo e fator). Só assim, ele e muitos outros pacientes que precisam de sangue para transfusão ou de hemoderivados, conseguirão prosseguir com seus tratamentos. E poderão ter a esperança de uma melhoria e retomada da normalidade em suas vidas.

#DoeSangue

Carlos Henrique de Oliveira (paciente do Hospital Mater Dei)

Hemoter – Banco de Sangue

Hemoter recebe doações para pacientes que estão internados em diversos hospitais. A doação pode ser realizada para paciente específico ou voluntário para o banco de sangue.

Horário: 8h às 13h, segunda-feira a sábado (sábado, somente com agendamento prévio pelo telefone).

Endereço: Rua Juiz de Fora, 861, Barro Preto – Belo Horizonte.

Telefone: (31) 3295-4584

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.