Marielle e Anderson

A impunidade do caso Marielle e Anderson

Impunidade

O caso do assassinato de Marielle e Anderson, igualmente a tantos outros, desnuda a impunidade e cumplicidade das autoridades e mostra a verdadeira face dos capitães do mato. Certamente, estes déspotas e seus serviçais sobrevivem fazendo qualquer coisa, para ficarem impunes.

“TODO MUNDO JUNTO . . .” é a frase lapidar de Romero Jucá.

Marielle e Anderson

Primeiramente, fiquei muito tentado a publicar alguma coisa logo após a morte da ativista e seu parceiro de infortúnio. Os corpos ainda estavam quentes, as cabeças igualmente. Assim sendo, decidi pensar um pouco e publicar alguma coisa após trinta dias do assassinato.

Na sequência, afirmo que Marielle e Anderson não foram assassinados por causa da violência urbana que dominou o Rio de Janeiro. A cidade maravilhosa, assim como outras metrópoles, vivem com a violência. Mas alguns lugares, e até a capital federal está inclusa, criam “cinturões” de proteção para os déspotas. Edmar Bacha, um dos “pais” do Plano Real, cunho a expressão Belíndia para a economia mas que pode se aplicar a tudo. As castas e reis dos dois países servem de analogia apropriada ao Brasil de hoje.

O assassinato de Marielle e Anderson está fadado a cair no esquecimento. Estão sendo assassinados a cada post m rede social.

Assassinos

Não bastasse os assassinos reais, que ficarão impunes, surgem assassinos de reputação.Surgem assassinos virtuais. E aí, meus amiguinhos e amiguinhas, não tem raça, credo, time de futebol que defina porque as pessoas fazem o que fazem, especialmente em redes sociais.

É muito triste ver como fizeram, como estão fazendo e como farão com este caso. Comparações absurdas com policiais assassinados, descaso e outras procrastinações que terminam num final infeliz e previsto. Até os manifestantes que pedem justiça, às vezes, esquecem-se de pedir Justiça igual para todos, punição de todos os assassinos e proteção a todas as vítimas.

Investigações

Inclusive, segundo as redes sociais e seus personagens malditos, o general que planejou a intervenção militar no Rio de Janeiro será candidato a alguma cargo político. Coincidentemente, outro militar, que se calou no impeachment de Dilma e desembainhou sua espada quando ameaçaram conceder habeas corpus ao Lula. Por outro lado, as investigações do assassinato de Marielle e Anderson não tem nenhum militar e nem o Judiciário apoiando. Dois bandidos encontrados mortos podem virar bode expiatório.

Concluo que está sendo muito conveniente para todo, ou não?

Pizzaria Brasil

Portanto, afirmo que a pizzaria Brasil não para de funcionar. 24 horas por dia, 366 dias por ano (inclusive nos anos não bissextos !). Tenho assistido Muitas séries sobre crimes, assassinatos, a maioria delas envolve política, legislativo, executivo e judiciário. Meu antigo dilema que perguntava se a arte imita a vida ou a vida imita a arte, é cada vez mais forte. Ou estes escritores são muito criativos ou eles se baseiam em fatos reais e mudam somente o nome dos personagens.

A série Scandal (Netflix) chega à sua última temporada. Assim como na série, os escândalos (claro que os nomes dos personagens mudam!) se reproduzem aos borbotões no Brasil, nos seus estados e em quase todos os municípios. A farra não termina.

Nem se apresentarem os assassinos de Marielle e Anderson, terei a certeza de que foram eles. Vão arrumar algum culpado e, por pior que ele seja, ainda assim nas redes sociais haverá aqueles que, como a desembargadora do mal, escrevam que foi merecido.

Mitologia

Mas fica pior quando tenho a  certeza de que, neste país da fantasia, muitos estão caladinhos nas redes sociais mas comemorando a morte da vereadora e de tudo que ela representava. Mas o ideal dela não morreu. Marielle e Anderson ainda vão ser representados por muitos.

Da mesma forma que na série Scandal é um perigo associar estas cabeças que continuam a pensar, com Hidra (animal que na mitologia grega tinha várias cabeças de serpente). Na série era cabível e apropriado, na vida real e no Brasil, não. A Hidra está solta e não temos nenhum Hércules e nenhum Iolau para nos salvar destas serpentes.

Afinal, seres pensantes incomodam muito as serpentes e seus ovos. A impunidade é somente a ponta deste iceberg que não afunda nunca.

Banalizamos a violência !

 

Imagem: G1

P.S. – Faço este pedido na página de apresentação, entretanto, gostaria de repeti-lo aqui. Qualquer observação, sugestão, indicação de erro e outros, podem colocar nos comentários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *