Horário de Verão
Em primeiro lugar, o título deste texto é uma ironia ao horário de verão e está relacionada com a frase inicial do programa radiofônico conhecido como “A Voz do Brasil”. Explicando o chiste, o narrador do programa iniciava dizendo o horário de Brasília (19 horas) em que as radio-difusoras comerciais eram obrigadas a retransmitir o programa. Assim sendo, no horário de verão era possível fazer a brincadeira pelos relógios adiantados em uma hora.
Sou apaixonado por rádio e quando pequeno escutava a Voz do Brasil sem entender nada, esperando o programa musical que vinha após na minha rádio preferida. Sou radialista com registro no antigo Ministério do Trabalho e ouvia, eventualmente, o programa, por dever de ofício. Trabalhei numa rádio com ondes médias e curtas que alcançavam terras longínquas e atendia muitos ouvintes.
Desse modo fico pensando como algumas mudanças no programa, tão chato para uns e a única comunicação para muitos, tem servido a interesses tão díspares.
Voz do Brasil flex
É o programa de rádio mais antigo do país e do hemisfério sul ainda em
transmissão. Foi criado em 1935, durante o governo de Getúlio Vargas,
com o nome Programa Nacional. Em 1938, passou a ter transmissão
obrigatória com horário fixo das 19 às 20h, e seu nome mudou para A
Hora do Brasil. Em 1971, adotou o nome A Voz do Brasil, que mantém até hoje.
Fonte: Wikipedia
Por outro lado, brincadeiras à parte, o programa servir a diversos interessas políticos, eleitorais e outros igualmente escusos. E as emissoras de rádio, todas beneficiárias de concessões públicas e ligadas a grupos políticos e econômicos, fazem questão de ser contra este programa.
A luta destas emissoras pelo fim da Voz do Brasil é antiga e, recentemente, conseguiram uma grande vitória que foi a flexibilização de horários de transmissão. Desse modo, a brincadeira perdeu sentido e a frase de abertura foi substituída.
Certamente, os donos de emissoras de rádio e a entidade corporativa que atua fortemente no Congresso (AMIRT) não ficará satisfeita com esta “colher de chá” que o governo golpista perpetrou.
Voz do Brasil Raiz
Infelizmente, rádios livres de programas como a Voz do Brasil e de donatários das capitanias da radiodifusão e comunicação não ficam satisfeitos com pouco. Como descrevi, anteriormente, em “Das opiniões, dos fatos e da verdade“, a mídia passa por uma crise de identidade e está ameaçada, não tem volta.
Em suma, a ameaça das rádios via web está assustando os magnatas da comunicação e as entidades governamentais estão à serviço deles.
Em Brasília, Dez é Nove
Como disse anteriormente, sou apaixonado por rádio e radialista com registro profissional. Assim sendo, sinto-me na obrigação de comemorar ato do STF que torna obrigatório o retorno da Voz do Brasil ao horário “nobre” das 19 horas, em Brasília. Destarte, não teremos mais o retorno do Horário de Verão, mas teremos a possibilidade de fazer o trocadilho original, em Brasília, dez é nove horas.
Ela voltou ! ! !
(*) Atualizado em 18nov2020
Imagem: Adaptação Internet
Nota do Autor
Reitero, dentre outras, o pedido feito em muitos textos deste blog e presente na página de “Advertências“.
- Observações, sugestões, indicações de erro e outros, uma vez que tenham o propósito de melhorar o conteúdo, são bem vindas.
- Coloquem aqui, nos comentários ou na página do Facebook, associada a este Blog, certamente serão todos lidos e avaliados.
- Alguns textos são revisados, outros apresentam erros (inclusive ortográficos) e que vão sendo corrigidos à medida que tornam-se erros graves (inclusive históricos).
- Algumas passagens e citações podem parecer estranhas mas fazem parte ou referenciam-se a textos ainda inéditos.
Agradeço a compreensão de todos e compreendo os que acham que escrevo coisas difíceis de entender, é parte do “jogo”.