Série 3 % - Original Netflix

Série 3 %, uma produção original Netflix

Séries Brasileiras

A Série 3 % é brasileira. Portanto, carrega a pecha de preconceito de tudo que já foi produzido para cinema e TV no Brasil. É provável que, este preconceito não tenha deixado a série ser entendida pelo povão. Mas vamos combinar uma coisa. Dramalhões mexicanos, do mesmo modo que soaps ópera, são coisas para gente que tem preguiça de pensar, sem preconceito.

Série 3 %

Desde que citei a série 3 % no post3 %, 13 Reasons, 1000 maneiras e as Baleias“, reafirmo que elas séries não provocaram a atenção de muitos. Quem poderia assisti-la, talvez não estivesse  afim de pensar sobre os temas. Naquele post, a série alvo era “13 Reasons”. Na primeira temporada, das três séries, a Série 3 % era a que tinha um conteúdo mais ficcional. Entretanto, era a com mais pitadas de realismo nacional.

Contudo, avaliei a série como muito boa, apesar de ter sido desencorajado a vê-la. Logo após o final da primeira temporada, coloquei-me na função de roteirista e fiquei imaginando como fazer a transição para uma segunda temporada. Não sou um cinéfilo destes que sabem tudo de filmes, atores, atrizes etc. Adoro cinema e música. Sempre fico curioso quando algum filme não “termina”. Ou ainda aqueles que terminam mas deixam muitas interrogações. Adoro trilogias.

O Processo

Com a série 3%, a primeira original Netflix produzida no Brasil, com efeito, conclui que podemos produzir coisas boas. Desde as “Chanchadas”, passando até pelo nada ingênuo Mazzaropi, vi que coisas muito boas foram produzidas no Brasil. Entretanto, lamento que a maioria das pessoas tenha sido “ensinada” a ver telenovelas.

Reconheço que a segunda temporada da Série 3% foi surpreendente. Não faço spoiler do que vejo de filmes ou séries, mas vi algumas sacadas bem interessantes, outras nem tanto. Entretanto, admito que sou bastante exigente e detalhista com algumas coisas.

Por isso, afirmo que a série 3 % poderia ser vista, em sua temporada recém lançada, como um processo. Um processo com o propósito de “eleger” poucos, usando termos obscuros como mérito.

Sem dúvida, condeno a ignorância dos critérios aos quais os 97 % restantes são submetidos. Imaginar que uma casta de 3 % da população terá acesso ao “paraíso” e 97 % serão relegados ao esgoto da sociedade, nos lembra eleições gerais, candidatos, processos espúrios e sistemas eleitoral obscurantista.

Eleições 2018

Por exemplo, pode parecer absurdo, mas considero as eleições de 2018 um processo. Por falar em séries, passei a fazer questão de ressaltar as séries Netflix por que achei uma estupidez o comportamento de Muitas pessoas diante da série “O Mecanismo”. Além disso, decidi que este minifúndio digital é fazer meu proselitismo contra a ideia de boicote que alguns grupos propuseram. É provável que o “processo” não seja um princípio da manutenção do “mecanismo”. Votar nulo ou fazer escolhas erradas é sua responsabilidade. Posto que se omitir é covardia. Bem como o “… não vi e não gostei… ” é coisa que merece comiseração.

Faça das eleições 2018 o seu processo. É provável que você seja aprovado !

 

Charge: Duke

P. S. – Faço este pedido na página de apresentação, entretanto, gostaria de repeti-lo aqui. Qualquer observação, sugestão, indicação de erro e outros, podem colocar nos comentários aqui ou na página do Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *