Camisa Amarela - NIKE

A verdadeira história da camisa amarela

História

A história da camisa amarela vem de uma derrota que condenou à prisão perpétua o goleiro Barbosa. Anteriormente,  algum “iluminado” sugeriu a “canarinho”. Os dirigentes da época eram iguais ao retardado do coronel Nunes que apossou da CBF, com o afastamento do bandido Internacional Del Nero.

Entretanto, a discussão sobre a camisa amarela, ganhou contornos grotescos e rasteiros, somente após os retardados, apoiadores do golpe, usarem a tal camisa. A briga começou pouco antes dos preparativos da Copa das Confederações. Logo depois, a turma dos adoradores da selenike apoiavam tudo da CBF (Marin, Del Nero, Teixeira et caterva) soltou-se. Prosseguiu com as eleições de 2014 e a Copa do Mundo em que figuras como Ronaldo (ex-fenômeno), Neymar (sonegador) e outros, usaram a “amarelinha” para apoiar quem coadunava com eles.

Se bem que, perderam e levaram o restante do “jogo” para o tapetão e, vestindo a camisa amarela, venceram com ajuda dos árbitros.

Camisa Amarela

Resumidamente, a camisa amarela foi adotada após a derrota da Seleção Brasileira em 1950, no Maracanã. Existem registros de que foi utilizada, oficialmente, num jogo do Campeonato Sul-americano em 23 de março de 1917. Posteriormente, foi utilizada uma vez, em um amistoso numa versão retrô.

Por superstição, a camisa amarela foi escolhida a partir de proposta de um gaúcho. Boa escolha. Entretanto, nem a primeira Copa do Mundo conquistada (1958), foi com a “amarelinha”.

Este negócio de padrão e gosto por camisa é um saco. Eu gostava da camisa amarela enquanto era torcedor comum, na adolescência. Desde 1982, deixei e torcer para este ajuntado comercial da CBF. Posteriormente, em 1990, vi o futebol ser vilipendiado nos clubes e seleções.

Camisa amarela, desde a Copa de 1986, pra mim virou sinônimo de quem não entende nada de futebol. E, se misturado com política, provoca ânsias de vômito.

Por exemplo, as discussões que estou vendo sobre quem é de esquerda poder ou não usar a camisa amarela são patéticas. E, por outro lado, as polêmicas camisas vermelhas, como ou sem foice e martelo, e escudo da CBF não tem nenhum sentido minimamente racional.

Certamente, quando vejo dois candidatos a presidente do país (Ciro e Manuela) debatendo sobre a camisa amarela, fico desanimado. Os dois falam em não misturar política com futebol de forma deprimente. Relembro Nélson Rodrigues, que sugeriu que a tela de Portinari, “A Primeira Missa”, deveria ter uns índios com camisa amarela, calções e chuteira.

De boa? Como tem retardado neste país !

P. S. Chamá-los de analfabetos políticos é elogio e, com toda certeza, os minions são mais inteligentes.

Camisa Vermelha

Em 1917, ano da Revolução Bolchevique na Rússia, a seleção jogou de vermelho contra a Argentina e Chile. As equipes adversárias tinham uniforme branco. O Brasil usou, eventualmente, a camisa do Indepediente (ARG) naquele momento. Isso é história, e ter sido no ano da Revolução Russa, além deste ano a Copa ser na Rússia, não passa de mera coincidência. Os adoradores da camisa amarela não apenas praticam uma omissão histórica, são estúpidos por convicção.

Camisa Vermelha

Camisa Vermelha – CBF

Causou furor e indignação a proposta de uma camisa vermelha com foice e martelo. Nacionalistas e patetas saíram às redes sociais (não ultrapassam a janela do Windows !) mostrando sua indignação. Frases como  “… o meu país não tem vermelho na bandeira …” é das coisas mais imbecis de alguém que se diz politizado.. Adoram a camisa amarela, com adoram ou se omitem diante de Marín, Del Nero, Teixeira, Havelange, foram adestrados assim. Quando vejo as redes sociais e os filhos destes aculturados usando camisa da CBF e declarando “… queremos voltar à Disney …” não vejo nenhum juiz da infância processando estes pais por maus tratos.

Que me desculpe (é ironia !) o pré-candidato Ciro Gomes. Quando ele disse que “… Vamos torcer ! Futebol é futebol, política é política. Quem mistura é que está errado. Vai Brasil hexacampeão, tô nessa …”, Perdeu muitos pontos comigo sim ( tá, sei que não tem a mínima importância ! ). Usar o tema para ficar na “pauta” durante a Copa, é terrível.

Falsa Contradição

Alguns assuntos a gente tem que desenhar e colocar legenda no desenho. Assim sendo, antes que alguém questione  o fato de que eu verei algum jogo; declaro que vocês não entenderam nada. Certamente, não torço para esta seleção brasileira. Defendi a realização do Pan, Copa do Mundo e Olimpíada no Brasil e uso figuras como a jogadora de futebol Formiga para me representar, quando o espírito é o esporte.

Portanto, não existe contradição nenhuma. Entretanto, estou deprimido com esta despolitização, ausência de capacidade de pesquisa histórica.

A mídia (os donos do pedaço) está deitando e rolando na ignorância e analfabetismo político, inclusive de candidatos.

Por conseguinte, concluo que a cegueira é epidêmica e geral !

Para saber sobre a história da camisa amarela, uma vez que é necessário demonstrar um mínimo de capacidade cognitiva em debates, até nas redes sociais, leiam sobre os uniformes da Seleção Brasileira, no Wikipedia.

 

Imagem: Reprodução Internet

P. S. – Reitero o pedido feito na página de apresentação. Observações, sugestões, indicações de erro e outros, uma vez que tenham o propósito de melhorar o conteúdo, são bem vindas. Coloquem aqui nos comentários ou na página do Facebook.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.