Hino Nacional - Black Mirror

Hino Nacional – Black Mirror

Episódio 1 – Temporada 1

“The Nacional Athem” é o título original do episódio 1 da temporada 1, na série Black Mirror. Literalmente, é Hino Nacional, que qualquer nação tem e que em quase todas elas entra como um dos símbolos da pátria. Em algumas existem hinos e versões ditas populares e, sem dúvida, em alguns países o hino nacional vira referência para seu povo e até para outras nações.

Este texto é feito com o propósito de alinhar o que é exibido nas séries de TV e canais de stream com a vida real. A ideia de comparar a arte com a vida real, a princípio, tem o propósito de mostrar com a cultura dos filmes, musica e demais expressões artísticas são mais reais do que parece ser aos olhos de quem vê como simples passatempo.

Hino Nacional

A primeira temporada de Black Mirror, ainda longe da gestão Netflix, teve somente 3 episódios, e foi liberada em 2011. Só fui ver este episódio depois de liberado no Netflix e de outras temporadas publicadas. Não foi o primeiro episódio que vi pois resolvi aproveitar a característica de independência entre episódios da série, entretanto, recomendo que se veja primeiro este, antes dos demais, é mais emblemático e pedagógico.

Sinopse

A princesa Susannah, membro da família real britânica, é sequestrada. Para recuperar a princesa, 
o sequestrador exige que o primeiro-ministro do país, Michael Callow, tenha relações sexuais com 
um porco na televisão ao vivo, caso contrário, ele a matará. 
Callow se recusa a ser chantageado, mas a opinião pública está gradualmente se voltando contra ele. 
As forças de segurança tentam localizar o sequestrador, mas todos os esforços falham. Sob pressão, 
Callow finalmente concorda em cumprir a demanda. 
O povo britânico se reúne em lugares públicos e assiste a transmissão chocante, sem ninguém perceber 
que o sequestrador já soltou a princesa, trinta minutos antes do início do ato sexual de Callow. 
O sequestrador comete suicídio ao se enforcar e, mais tarde, é revelado ser um artista, que planejou 
o desastre para fazer uma declaração sobre a obsessão das pessoas com a mídia. Um ano depois, as 
estimativas de aprovação de Callow se recuperaram completamente, mas seu relacionamento com sua 
esposa sofreu um golpe pesado.
Fonte: Wikipedia

Isolamento mental

Surpreendentemente, alguns povos ficam inebriados com o hino nacional e chegam a contaminar outras pessoas de maneiras inexplicável. O caso do hino estadunidense é um exemplo, os cidadãos daquele país ficam isolados mentalmente e provocam reações em muitos não nativos quando e executado o hino nacional deles.

Por outro lado, alguns dos cidadãos se rebelam e abordam questões pertinentes sobre estes hinos, na sua maioria, marciais, positivistas, autoritários e falaciosos. Alguns atletas se posicionaram durante a execução do hino estadunidense numa premiação de Olimpíada e foram discriminados eternamente. Recentemente, provocaram o banimento de um jogador de futebol americano, pelo QB do 49ers fazer uma manifestação durante o hino (*),

Por outro lado, o episódio da série reflete um pouco deste isolamento mental a que estamos nos submetendo. Basta uma rede de TV ou plataforma de rede social e seus malditos influenciadores anunciarem alguma coisa e lá vai a patuleia seguindo déspotas para o abismo. Eles (déspotas e influenciadores) ficam à beira e os otários são empurrados na estupidez das palavras e ações.

Pandemia (*)

Neste momento, vivemos tempos de isolamento social que, especialmente no Brasil, têm sido vilipendiados e com pouca percepção da realidade. Nem no mais insano filme ou episódio, um governante ou autoridade de um país conclama os habitantes à morte. Na série 3% , onde os déspotas tiranos faziam seleção não-natural das pessoas que mereciam o “paraíso”, este tipo de crueldade não tinha espaço.

No Brasil, em tempos de epidemia, as mentiras (nominadas fake news), são colocadas em redes sociais e compartilhadas, impunemente, por tolos e idiotas. Uma vez que chegamos ao cúmulo do presidente da República publicar um vídeo falso, ele ser compartilhado e as plataformas expurgarem a publicação, constatamos que o fundo do poço é logo ali. A segregação que estão fazendo com idosos ou a colocação de todos eles em grupos de risco e no tal isolamento vertical como solução para a pandemia é CRIME.

Coronavírus

A pandemia provocada pelo Coronavírus está afetando mentes e corações, os maiores de 60 anos não são o grupo de maior risco para a arte de pensar. Vejo que muita gente nova tá precisando de um isolamento mental e ver séries, pretensamente ficcionais, para que não sejam engolidos pelo monstro da imbecilidade humana.

Se bem que, estamos deitados eternamente em berço esplêndido desde 1808 e, totalmente, à mercê da estultice dos pregadores e aproveitadores da ignorância humana.

Em suma, vejo-me no meio de inúmeros comentários e compartilhamentos que demonstram a estultice reinante na nação tupiniquim, com hino nacional e tudo.

 

(*)  Este texto foi revisado em março/2020

P. S. Conforme a maioria dos textos sobre séries e filmes, evito ao máximo spoilers.

Imagem: Reddit

Nota do Autor

Reitero, dentre outras, o pedido feito em muitos textos deste blog e presente na página de “Advertências“.

  • Observações, sugestões, indicações de erro e outros, uma vez que tenham o propósito de melhorar o conteúdo, são bem vindas.
  • Coloquem aqui, nos comentários, ou na página do Facebook, associada a este Blog.
  • Alguns textos são revisados, outros apresentam erros (inclusive ortográficos) e que vão sendo corrigidos à medida que tornam-se erros graves (inclusive históricos).
  • Algumas passagens e citações podem parecer estranhas mas fazem parte ou referenciam-se a textos ainda inéditos.

Agradeço a compreensão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.